“Altíssimo, onipotente, bom Senhor, Teus são o louvor, a glória, a honra E toda a benção. Só a ti, Altíssimo, são devidos. E homem algum é digno de te mencionar. Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o Senhor Irmão Sol, que clareia o dia e com sua luz nos alumia”.
A edição 2025 da Campanha da Fraternidade fala da Ecologia Integral, que com detalhes você encontra neste material do A12. E um ponto muito importante da iniciativa tem como base o hino Cântico das Criaturas, escrito por São Francisco de Assis, que destacamos no início deste texto.
Somos convidados a ver o mundo não como um problema a ser resolvido, mas como um mistério que desperta louvor e gratidão, exercendo assim uma Conversão Ecológica.
Mas o que é essa conversão e como buscá-la?

Em todos os materiais que você irá pesquisar sobre a Campanha, está sendo muito divulgado que a Ecologia Integral propõe uma mudança profunda na nossa relação com o meio ambiente, compreendendo que tudo está interligado.
“Estamos em um decênio decisivo para o planeta. Ou nos convertemos agora, ou enfrentaremos um colapso planetário. Já vivemos os prenúncios disso nas grandes catástrofes que afetam o Brasil e o mundo. A conversão ecológica é urgente, e não podemos mais ignorar os sinais”, disse o padre Jean Poul Hansen, Secretário Executivo de Campanhas da CNBB.
Marco importante para esse assunto e para a iniciativa da Igreja do Brasil, a Encíclica Laudato Si nos ensina que a conversão ecológica é a transformação de corações e mentes em direção a um amor maior por Deus, uns pelos outros e pela criação, um processo de reconhecer nossa contribuição à crise social e ecológica e agir para cultivar a comunhão.
Em janeiro de 2001, pela primeira vez ouvimos essa expressão, dita pelo Papa São João Paulo II, mencionando a passagem do Gênesis.
“Deus os abençoou e disse: 'Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo ser vivo que rasteja pelo chão'”.(Gn 1,28)

O Santo Padre destacou que a humanidade frustrou a expectativa divina, devastando planícies e vales, poluindo a água e o ar e desfigurando o habitat da Terra, como também os objetivos de tal conversão, incluindo retornar às relações corretas entre os humanos, Deus e o mundo, e viver em harmonia.
“É preciso estimular e apoiar a 'conversão ecológica', que nestes últimos decênios tornou a humanidade mais sensível aos confrontos da catástrofe para a qual estava a caminhar,” disse São João Paulo II.
Como praticar a Conversão Ecológica no meu cotidiano?
Na Encíclica Laudato Si, que completa 10 anos em 2025, o Papa Francisco compartilha atitudes dentro de nós que podem resultar de uma conversão ecológica:
✔ Assim como a conversão para a santidade, isso é uma graça do Espírito Santo, por isso precisamos abrir o coração para a oração e do compromisso em viver uma vida alinhada à vontade de Deus
✔ Reconhecer que prejudicamos a Criação Divina com as nossas ações e com a nossa incapacidade de agir, fazendo um “exame de consciência ecológico”, do que eu faço com o lixo de casa, o quanto eu gasto de energia, de água, de alimentos.
✔ Se arrepender verdadeiramente sobre o uso desconsiderado da Criação, e se isso pesar em nosso coração, podemos sim, confessar a grave falha com o Sacerdote, e continuar orando e agindo para que os desperdícios não aconteçam mais.
✔ Ser um guardião da Criação, promovendo em nossas comunidades atitudes para que mais pessoas possam preservar o meio ambiente e praticar isso no cotidiano.
“Aos problemas sociais responde-se, não com a mera soma de bens individuais, mas com redes comunitárias… A conversão ecológica, que se requer para criar um dinamismo de mudança duradoura, é também uma conversão comunitária”, diz a Encíclica.
Ore conosco pela preservação do nosso planeta
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.