Igreja

Saiba por que foi criado um observatório das aparições de Maria

O Observatório nasceu oficialmente, no último dia 15 de abril, na Pontifícia Academia Mariana Internationalis, em Roma

Escrito por Redação A12

13 ABR 2023 - 16H23 (Atualizada em 04 MAI 2023 - 16H52)

DaronZin/ Shutterstock

Um observatório para acompanhar os fenômenos místicos e as aparições relacionadas à Virgem Maria foi criado na Pontifícia Academia Mariana Internationalis (PAMI), localizada em Roma, no Vaticano.Leia MaisAparições Marianas: Visão da ciência e da IgrejaMariofanias - Visões e Aparições marianas: Deus continua falando ao nosso tempo através de Maria?Relembre a história das aparições de Nossa Senhora de Lourdes

A iniciativa vai acompanhar tanto os casos que estão em andamento quanto os que aguardam um parecer da Igreja acerca da autenticidade, no mundo todo.

O objetivo do Observatório é fornecer apoio acadêmico interdisciplinar envolvendo teologia, medicina mariológica, comunicação, medicina e direito, além de  treinar agentes pastorais e o mundo da mídia e, acima de tudo, estar a serviço dos mais frágeis e mais facilmente enganados.

O presidente da PAMI, Pe. Stefano Cecchin (Ofm), explicou ao Vatican News que o Observatório visa também estar em harmonia com o magistério eclesiástico, as autoridades competentes e as normas em vigor da Santa Sé:

"[O intuito é] Dar apoio concreto ao estudo, autenticação e divulgação correta de tais eventos, sempre em harmonia com o magistério eclesiástico, as autoridades competentes e as normas em vigor pela Santa Sé sobre o assunto", enfatizou.

Além disso, o local contará com especialistas e pesquisadores no campo científico e também autoridades eclesiásticas. De acordo com o padre, muitas mensagens geram confusão, espalham cenários apocalípticos e até mesmo acusações contra o Papa e a Igreja.

“Como poderia Maria, Mãe da Igreja, minar sua integridade ou semear medo e oposição, Ela que é Mãe da Misericórdia e Rainha da Paz? [...] é importante dar apoio ao treinamento, pois lidar com certos casos requer uma preparação adequada".

Somente na Itália, nas últimas décadas, milhares de pessoas relataram ter tido revelações particulares de Nossa Senhora, mas apenas algumas delas foram reconhecidas pela Igreja.

"Nossa ambição é ajudar a formar um conhecimento crítico", explica a Irmã Daniela Del Gaudio, diretora do comitê de direção do Observatório.

"Quando Nossa Senhora aparece, melhora nossa vida cristã", diz ela.

E complementa afirmando que também há "uma devoção popular que nasce em uma base incorreta, por isso se vai atrás dessas falsas crenças e não se está ancorado bíblica e eclesiologicamente". 

Os membros do Observatório, presididos por Cecchin e incluindo mariólogos e estudiosos de mariologia, coletarão dados e estudos sobre aparições em todo o mundo, sem negligenciar suas implicações sociológicas, midiáticas e científicas. A ambição é, então, criar um banco de dados global e estabelecer observatórios em nível nacional para que a pesquisa seja mais abrangente.

O Observatório não entrará em contato direto com os supostos visionários enquanto a investigação da comissão diocesana estiver em andamento e receberá materiais das próprias dioceses para seus estudos aprofundados, que estarão disponíveis on-line.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...