Faleceu, no último sábado (28), aos 99 anos de idade, Dom Alexandre do Nascimento, o primeiro e único cardeal de Angola.
Nascido em 1 de março de 1925, em Malanje, ele teve uma trajetória marcada pelo amor à Igreja e à sua pátria, sempre promovendo a paz e a caridade. Sua vida foi dedicada ao serviço de Deus e dos mais necessitados, sendo reconhecido como um grande humanista e defensor dos direitos humanos. Ordenado padre em 1952, ele ocupou diversas funções importantes dentro da Igreja, incluindo a presidência da Caritas Internacional.
Dom Alexandre enfrentou momentos difíceis, como quando foi sequestrado em 1982 durante a guerra civil angolana, sendo libertado após um mês graças ao apelo do Papa João Paulo II. Em 1983, foi nomeado cardeal e continuou sua missão como arcebispo de Luanda, até sua aposentadoria em, 2001.

O Papa Francisco lamentou profundamente a morte do Cardeal, destacando sua coragem e dedicação ao bem comum. Em uma mensagem ao atual arcebispo de Luanda, o Papa lembrou que Dom Alexandre foi um exemplo do “rosto misericordioso de Jesus”, sempre guiando seu rebanho em tempos difíceis. O Papa também expressou gratidão pela vida de Dom Alexandre e pediu a Deus que o acolhesse em Sua misericórdia, assegurando suas orações por todos que sofrem com sua perda.
O Papa escreve: “Tendo recebido com pesar a notícia da morte do venerado irmão Cardeal Alexandre do Nascimento, venho expressar a Vossa Excelência, bispos auxiliares, clero, comunidades religiosas e todos os fiéis dessa arquidiocese, bem como aos familiares e a quantos se entristecem em Angola com a partida de tão ilustre pastor, a comunhão da minha oração, para que a ninguém falte o conforto da ressurreição.”
O Santo Padre também destaca a coragem e a fé inabalável do Cardeal Alexandre, que “fizeram dele um homem corajoso e livre, capaz de orientar os seus passos em prol do bem comum”, mencionando ainda seu trabalho junto à Cáritas Internacional em favor dos mais pobres.
O Papa conclui o telegrama agradecendo a Deus pelo que realizou através do cardeal, rogando que “envolva com a luz da misericórdia este seu fiel servo e lhe abra as portas da vida em plenitude”, e oferece sua bênção aos presentes.
A vida de Dom Alexandre do Nascimento é um testemunho de fé e serviço, deixando um legado de amor, caridade e compromisso com os mais necessitados, que continuará a inspirar muitos.
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.