Por Redação A12 Em Igreja

Papa reconhece martírio da jovem brasileira Benigna Cardoso da Silva

Assessoria de Comunicação/Diocese do Crato
Assessoria de Comunicação/Diocese do Crato


A
Santa Sé anunciou a confirmação feita pelo Papa Francisco do martírio e beatificação da jovem cearense Benigna Cardoso, assassinada aos 13 anos, em 1941, por sua decisão pela castidade.

Na Audiência da última quinta-feira (03), o Papa Francisco autorizou a Congregação a promulgar os Decretos concernentes a cinco novos Beatos para a Igreja e o reconhecimento das virtudes heróicas de 3 novos Servos de Deus.

Beata brasileira

A brasileira Benigna Cardoso da Silva, leiga, nascida em 15 de outubro de 1928 em Santana do Cariri, no Ceará, morreu mártir em 24 de outubro de 1941. A pequena cidade natal da beata possui cerca de 17 mil habitantes.

Heroína da Castidade

O pároco Pe. Cristiano Coelho Rodrigues, que fora mentor espiritual da jovem, foi grande incentivador da devoção a ela. Ele escreveu uma nota ao lado do registro de batismo de Benigna: “Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no dia 24 de outubro de 1941, no sitio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da paróquia. São os votos que faço à nossa santinha”.

Entre os próximos novos Beatos, encontra-se também, com o reconhecimento do milagre atribuído à sua intercessão, o cardeal Stefan Wyszyński, Arcebispo Metropolitano de Gniezno e Varsóvia, Primaz da Polônia; nascido em Zuzela em 3 de agosto de 1901 e falecido em 28 de maio de 1981 em Varsóvia. O cardeal foi um defensor da fé durante o regime comunista polonês.

- Francesco Mottola, italiano, Sacerdote diocesano, Fundador do Instituto Secular das Oblatas do Sagrado Coração (1901-1969);

- Alessandra Sabattini, italiana, leiga; nascida em Riccione (Itália), da Comunidade Papa João XXIII (1961-1984).

- Juan Roig y Diggle, mártir, espanhol, leigo; nascido em 12 de maio de 1917 em Barcelona (Espanha) e morto na noite entre 11 e 12 de setembro de 1936 em Gramanet.

Servos de Deus

Enquanto que os três novos Servos de Deus com o reconhecimento das virtudes heróicas são:

- Augusto Cesare Bertazzoni, italiano, Arcebispo titular de Temuniana, ex Bispo de Potenza e Marsico (1876-1972);

- Jean Louis Querbes, francês de Lyon, Sacerdote, Fundador da Congregação dos Clérigos Paroquiais ou Catequistas de São Viatore (1793-1859);

- Maria Francisco do Menino Jesus (nascida Maria Natividad Sánchez Villoria), espanhola, Monja professa da Ordem de Santa Clara; nascida em Fuenteguinaldo (1905-1991).

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...