A causa de beatificação de Marcelo Henrique Câmara, servo de Deus, teve um passo importante este ano. O Dicastério para as Causas dos Santos confirmou a validade jurídica do inquérito diocesano, submetido em abril de 2024. Este é o primeiro passo na fase romana do processo, como o A12 noticiou na época.
A fase diocesana, iniciada em 2020 pela Arquidiocese de Florianópolis, envolveu a coleta de documentos e depoimentos sobre a vida e virtudes de Marcelo. Com a aprovação dessa etapa pelo Vaticano, inicia-se a elaboração da positio, um relatório detalhado que apresentará sua biografia e testemunhos sobre suas virtudes teológicas e cardeais.
Após a aprovação da positio, comissões históricas e teológicas avaliarão o material. Com a concordância da maioria dos membros dessas comissões e de um congresso de bispos e cardeais, a causa será submetida ao Papa. A proclamação de Marcelo como venerável depende do reconhecimento de suas virtudes heroicas.
Após ser reconhecido como venerável, o próximo passo será a comprovação de um milagre atribuído à sua intercessão. Esse reconhecimento é essencial para que Marcelo seja declarado beato. Um segundo milagre será necessário para sua canonização, que o tornará santo venerado pela Igreja em todo o mundo.

Leia MaisServo de Deus Marcelo Câmara ganha Memorial em Florianópolis (SC)
Marcelo teve uma trajetória movida pela fé. Durante a faculdade de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participou do Movimento de Emaús, onde viveu uma profunda conversão. Desde então, dedicou-se intensamente à vida paroquial, sendo ministro da Sagrada Comunhão, catequista e organizador de eventos litúrgicos.
Mesmo diagnosticado com leucemia em 2004, Marcelo seguiu trabalhando e servindo à Igreja. Sua última internação ocorreu em fevereiro de 2008, vindo a falecer em março do mesmo ano, um ano após sua nomeação como promotor de Justiça.
Fiéis podem rezar pela beatificação de Marcelo Henrique Câmara, pedindo sua intercessão:

"Ó Deus, chamastes Marcelo Câmara a viver a sua juventude no seguimento de Cristo, abraçando com fé e amor a Santa Cruz, especialmente através da enfermidade, vivida com alegria e paz cristã; infundindo sentido redentor ao trabalho profissional e a todas as atividades da sua vida; e realizando um profundo apostolado, principalmente com os jovens.
Fazei que eu saiba também santificar todas as atividades e circunstâncias da minha vida e atrair para o amor de Jesus Cristo todos aqueles com quem convivo e trabalho.
Dignai-vos glorificar o vosso servo Marcelo Câmara e concedei-me por sua intercessão o favor que vos peço (peça-se). Amém.
Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai."
:: Canonização: o que é e como acontece?
Fonte: ACI Digital
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.