Por Redação A12 Em Igreja

Pastoral Carcerária de Juiz de Fora realiza curso de formação para membros do Conselho de Comunidade

A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG) realiza desde ontem (13) o Curso de Capacitação de Conselheiros do Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Juiz de Fora (CONCEXPJF).

Com o tema 'Atuação consciente do Conselheiro em benefício da Execução Penal' a atividade é coordenada pelo padre José Maria de Freitas. Para ele, o evento “tem a finalidade de instruir novos Conselheiros e atualizar informações para aqueles já atuantes na Comarca".

Os conselhos de comunidade possuem um papel de representação da comunidade na implementação das políticas penais e penitenciárias no âmbito municipal. Entres as funções dos conselheiros, estão a visita a estabelecimentos penais, entrevistas, apresentação de relatórios ao juiz da execução e solicitação de recursos materiais e humanos para uma melhor assistência ao internado. 

Ministrado por autoridades do Judiciário e profissionais atuantes na Execução Criminal, o curso discutiu temas como: Conselho da Comunidade e Execução Penal: funções e perspectivas e Atendimento ao Preso e Políticas Públicas, na sexta-feira (13) .

Hoje (14), na parte da manhã os participantes irão receber as palestras: Conduta e Ética do Conselheiro: metodologias de abordagem e procedimentos de intervenção, ministrada pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Juiz de Fora, Denilson Closato Alves, Prisões: regimes prisionais, direito e deveres dos presos, com a professora de Direito nas Faculdades Integradas Vianna Júnior, Cintia Toledo Miranda Chaves e Sistema Penitenciário: Estrutura, organização e gestão, diretor geral da Penitenciária José Edson Cavalieri, Jeferson Soares de Macedo.

No período da tarde, o tema 'Unidades Prisionais e Centros de Recuperação de Juiz de Fora: Descrição, funções e particularidades', reúne representantes do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional, Penitenciária Professor Ariosvaldo de Campos Pires, Hospital de Toxicomanos Padre Wilson Vale da Costa e Centro Socioeducativo de Juiz de Fora. Às 15h30, acontece o encerramento do curso. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...