Por Polyana Gonzaga Em Igreja

Pentecostes: 'Derramai por todo mundo os dons do Espírito Santo'

Redação Portal A12
Tatiana Bettoni



Neste domingo (19), o quinquagésimo dia após a Ressureição de Cristo, os cristãos comemoram a Solenidade de Pentecostes. A data marca a descida do Divino Espírito Santo sobre os discípulos reunidos para a escuta da Palavra e para a partilha do pão, e também sobre o povo de Deus reunido em praça pública na cidade santa de Jerusalém.


Na celebração das 8h00, no Santuário Nacional, faixas vermelhas no altar revelavam os sete dons do Espírito Santo: Fortaleza, Sabedoria, Ciência, Conselho, Entendimento, Piedade e Temor de Deus. O celebrante convidado, Dom José Luiz Bertanha, bispo de Registro (SP), acolheu os fiéis com a oração do dia: "Ó Deus, que, pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo e realizai agora, no coração dos fiéis, as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".


“A Igreja tem a vocação de continuar a missão de Jesus. Para isso, recebe um grande espírito de vida e cada membro recebe dons do Espírito Santo para colocá-los a serviço de todos”, disse o animador.


Na primeira leitura, os fiéis refletiram sobre os Atos dos Apóstolos 2, 1-11: “Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania e encheu a casa onde eles se encontravam. Então, apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava. Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. Cheios de espanto e admiração, diziam: ‘Esses homens que estão falando não são todos galileus? Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? Nós, que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 1da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus em nossa própria língua!’”.


Baseado no Evangelho de João 20,19-23, em sua homilia, o celebrante reforçou a necessidade de empregarmos o perdão, “em nossas casas, no trabalho, e em todos os lugares”.


Ao Portal A12, o bispo falou sobre a relação entre o dia de Pentecostes e o perdão. “Jesus disse algo tão importante: “Como o Pai me enviou, Eu envio vocês’. Soprou sobre eles e disse: ‘Recebam o Espírito Santo. Onde forem, levem o perdão’. Por isso, o Espírito Santo provoca nos corações e na mente das pessoas a graça de perdoar, para também sermos perdoados. O mundo de hoje é revestido de violência, ódio, rancor, mágoa, guerras e divisões. É porque nós não sabemos perdoar. Onde está o Espírito Santo, acontece o perdão”, finalizou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...