Um projeto na cidade de Taboão da Serra (SP) tem aproximado de centenas de crianças uma formação complementar à escola, e para muitos jovens e adultos uma oportunidade valiosa de se qualificar e aprender uma profissão.

A Cáritas São Pedro Apostólo celebrou no ano passado 25 anos de muitos frutos. Com o objetivo de atender filhos de pais que trabalhavam em horário integral, a Cáritas São Pedro Apostólo nasceu em 1988 do sonho do fundador, padre Carlos Alberto de Souza, pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo. O padre chegou em 1987 na comunidade do Parque Pinheiros, e, já no ano seguinte, ajudou a criar o Centro Educacional Lar São Pedro, que na época era mantido pela paróquia e pelas mães. Dois anos depois, a paróquia conseguiu manter parceria com a prefeitura, e de 40 alunos, o centro passou a atender 180 crianças. Crescimento que ao longo dos anos foi possibilitando a mais crianças, e um sem número de jovens e adultos, melhorarem a sua qualidade de vida com o atendimento prestado pelo projeto.
Atualmente, o projeto atende cerca de 1.000 crianças com idade de 1 a 3 anos nos PACs (Programa de Assistência a Criança) e mantém, ainda, outros projetos para crianças, adolescentes e adultos, como os cursos de Informática, Educação para Jovens e Adultos, Desenvolvimento de Sites, Violão com Teoria Musica, Assistente Administrativo com Informática, Inglês, Espanhol, e ainda uma turma de Futebol de Campo. A parceria da Cáritas com a prefeitura da cidade possibilita emprego para aproximadamente 200 pessoas.
O coordenador de projetos, Givaldo Pereira da Silva, destaca que a missão do projeto procura atender as necessidades de uma região carente de recursos:
“A Cáritas procura trabalhar com pessoas do entorno do bairro, com pessoas de baixa renda, e na medida do possível estamos suprindo algumas necessidades”.
O coordenador conta ainda que, entre os projetos mantidos pelo projeto social, o que esgota rapidamente as vagas é o de informática.
Ao falar sobre o que o projeto representa em sua vida, Givaldo conta que o trabalho tornou-se uma missão. “Esse trabalho na Cáritas é o que mais gosto de fazer. E quando a gente gosta, a gente faz com amor, e não tem hora para sair ou para entrar, é uma alegria”, disse.
Os diversos projetos sociais e culturais contam com a parceria de empresas e estão com inscrições abertas durante os meses de janeiro e fevereiro.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.