É tempo de vivermos na verdade
“Rasgai o coração e não as vestes”, é o que o profeta Joel nos fala na primeira leitura e, com isso, nos orienta a viver, na verdade que é Cristo, e não nas superficialidades da vida.
Corremos o risco de sermos cristãos artistas e isso existe muito hoje na igreja. Pessoas que na igreja, nos grupos pastorais, nos encontros religiosos falam coisas belíssimas, mas na realidade não praticam o que falam, isso é hipocrisia! Rasgar o coração é extinguir a falsidade de nós, é parar de querermos rasgar as vestes na frente dos outros só para sermos vistos e elogiados por eles.
É tempo de vivermos, na verdade, de fazermos cair nossas máscaras, de tirar a maquiagem da falsidade, de buscarmos a conversão verdadeira e de nos colocarmos em direção a Jesus que é caminho, verdade e vida.
Cinzas: um convite à conversão
As cinzas recordam nossa finitude e nossa limitação, com elas sobre nossas cabeças somos convidados a destruir o homem velho que existe dentro nós e dar lugar ao homem novo. A penitência nos convida a conversão, a voltar a Deus, Ele que é misericordioso e compassivo e nos espera de braços abertos, cabe a nós escutarmos com o ouvido do coração o que Ele mesmo nos diz: “Voltai a Mim”.
Os resíduos de cinzas que caem sobre nossa cabeça nos trazem a autêntica mensagem de que nada restará de nossos pensamentos mundanos, serão reduzidos ao pó. Os desejos terrenos que são ardentes em nós pelas chamas do fogo do mundo serão reduzidos a cinzas, lembremos disso.
“Lembra-te que és pó e ao pó voltarás” (Gn 3,19). Será que realmente lembramos que somos pó? E se lembramos porque ficamos correndo atrás de coisas que também se resumem a pó, como bens materiais, poder, vícios, sucesso? Irmãos e irmãs, diante de Deus os bens do mundo não valem de nada! Por isso, regressemos ao Senhor com jejuns, lágrimas e gemidos, Ele é o único que pode nos proporcionar o maior bem, a vida eterna!
Quaresma: tempo de graça e conversão
Temos a sábia compreensão de que sem Deus não somos nada? Sem Ele ficamos perdidos, e o brilho da graça se ofusca em nós, dando lugar à sombra do pecado. Quando ausentamos Deus da nossa vida até podemos nos tranquilizar com coisas passageiras, mas os tranquilizantes do mundo acabam, e depois que acabam, a dor da solidão, da tristeza, do pânico e do medo volta a doer no nosso íntimo.
Sem Ele ficamos doentes da alma, sem Ele somos apenas pó; confiemo-nos na Sua força restauradora porque Ele é o único que é capaz de nos fazer ressurgir das nossas cinzas.
A graça e a misericórdia de Deus nos fazem reviver. Seu filho Jesus, vendo nossas limitações, olha para nós cheio de compaixão e nos pede para voltarmos a Ele.
Ele quer a nossa salvação e, por isso, instituiu este tempo de graça é conversão, para podermos renovar nosso coração na santidade, nos libertarmos do egoísmo e das paixões desordenadas.
Somos criaturas saídas das mãos de Deus, pelas águas do batismo fomos salvos, mas naufragamos devido ao pecado, e somente em Cristo reencontramos o porto da paz; É Ele que nos tira dos vales cinzentos da vida e nos leva aos prados da esperança.
Não adianta recebermos cinzas hoje e não mudarmos a partir de amanhã!
“É agora o momento favorável, é agora o dia da Salvação”, escutemos de coração sincero o que o profeta nos pede: “Rasgai o coração e não as vestes”.
Para Jesus, o mais importante é o que vem de dentro, e não as coisas externas. Que ao longo desse tempo de graça e conversão peçamos ao Senhor que nos ajude a realizar com sinceridade de coração o que corporalmente praticamos.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.