Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 25 MAI 2020 - 09H40

Semana de Oração pela Unidade Cristã 2020 convida cristãos a praticarem a acolhida

A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) teve início ontem (24) e seguirá até 31 de maio.

O tema escolhido é a inspiração bíblica contida nos Atos dos Apóstolos 28,2:Eles nos demonstraram uma benevolência fora do comum”. O lema é a expressão que se popularizou no Brasil: “Gentileza gera gentileza! ”.

Shutterstock
Shutterstock


A celebração de abertura da
Semana de Oração pela Unidade Cristã acontece hoje (24), às 21h, e poderá ser acompanhada pelas redes sociais da CNBB/cnbbnacional e do Conic/conselhonacionaldeIgrejas

Em função da pandemia do novo coronavírus, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) informa que as mudanças foram necessárias para que todos e todas celebrem a unidade com segurança. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) integra o Conic por meio de sua Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.

A SOUC 2020 foi preparada pelas Igrejas cristãs em Malta. Todos os anos, em 10 de fevereiro, muitos cristãos da ilha celebram a festa do naufrágio do apóstolo Paulo, destacando e agradecendo a chegada da fé cristã nesse território. A leitura de Atos usada na festa este ano foi o texto escolhido para a SOUC 2020.

Ao longo da Semana, serão publicados diversos materiais que servem de inspiração e incentivo à unidade e, no dia 31 de maio, a motivação é que todas as comunidades, independentemente de sua tradição confessional, celebrem o Pentecostes virtualmente, compartilhando nas redes sociais o testemunho público de amor e solidariedade das igrejas em tempos de pandemia. A unidade na diversidade fortalece-nos para ações de gentileza e amor à pessoa próxima.

“As igrejas são parte da grande Casa Comum que é a criação de Deus. As comunidades primitivas celebravam nas casas. Era ali que amigos e amigas, familiares reuniam-se para louvar e celebrar. A SOUC 2020 irá conectar essas diferentes casas, de Norte a Sul do país, pelas redes sociais. Isso porque cabe-nos cuidar da pessoa próxima e este cuidado, hoje, significa interligar-nos em espírito e oração, mediados pelas redes sociais”, declara Romi Bencke, secretária-geral do CONIC.

Mensagem do presidente da Comissão para o Ecumenismo da CNBB, Dom Manoel João Francisco

O bispo de Cornélio Procópio (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, Dom Manoel João Francisco reforçou que este ano o caminho espiritual para vivência da semana foi preparado por um grupo de irmãos da Ilha de Malta.

“Aquela na qual, cujo relato do livro dos Atos dos Apóstolos, diz que São Paulo e outros navegantes foram acolhidos após o naufrágio em sua viagem para Roma”, indicou.

“Com a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Nossa Senhora reunidos no Cenáculo, na cidade de Jerusalém, nós rezamos pela unidade cristã. Ou seja, para que, conforme o desejo de Jesus, voltemos a ser um só rebanho, sob a égide de um só Pastor, o Cristo Senhor”, acrescentou.

A programação completa e atualizada está aqui: www.conic.org.br

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.