Será realizado no Vaticano o simpósio “Homem-Mulher: imagem de Deus, para uma antropologia das vocações”, organizado pelo CRAV (Centre de Recerche et d'Anthropologie des Vocations). Está confirmada a presença do Papa Francisco e de especialistas internacionais em Sagrada Escritura, Filosofia e Teologia, Ciências Humanas e Pedagogia, que juntos responderão à pergunta: "a quem é dirigido o chamado de Deus?".
O objetivo do evento, que acontecerá nos dias 1º e 2 de março, é oferecer uma visão atualizada da antropologia cristã em uma era de pluralismo e diálogo entre culturas, a fim de sustentar o significado da vida como vocação.
A iniciativa acadêmica é uma continuação do simpósio de fevereiro de 2022 "For a Fundamental Theology of the Priesthood" (Por uma teologia fundamental do sacerdócio), que estudou a relação entre o sacerdócio comum dos batizados e o ministério ordenado em seus três graus.
O cardeal Marc Ouellet, prefeito emérito do Dicastério para os Bispos, sintetiza o que procuram explorar aos presentes no simpósio:
"Qual futuro para a humanidade? Que tipo de defesa da humanidade temos que inventar para enfrentar os desafios de hoje? Que esperança podemos oferecer àqueles que buscam um sentido? Todas essas são perguntas que a Igreja Católica tem em mente ao proclamar o Evangelho da salvação. A nova situação antropológica exige diálogo, respeito pela diversidade e solidariedade com os mais pobres e vulneráveis”.
Para Ouellet, isso não impede que a visão cristã do homem e da mulher seja apresentada em sua originalidade e especificidade.
“Pelo contrário, a situação atual oferece uma oportunidade imperdível para reafirmar as coordenadas da pessoa humana segundo a revelação cristã e para oferecer ao diálogo uma antropologia das vocações, enraizada no sentido da vida como vocação. Na cacofonia de hoje, há mais espaço do que nunca para ouvir a Palavra de Deus e extrair da Sabedoria divina as coordenadas de significado para a vida humana presente e futura".
:: CCM promove curso de formação missionária sobre a Amazônia
Fonte: Vatican News
No Angelus, Papa destaca São José como modelo de fé
O Papa Leão XIV convidou os fiéis a se inspirarem em São José para viver os últimos dias do Advento preparando o coração para o Natal.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário litúrgico.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.