Igreja

Dia do Voluntário: desafio e missão na Pastoral da Criança

Conheça o trabalho que impacta a vida de tantas pessoas e gera grandes frutos na sociedade

Escrito por Polyana Gonzaga

05 DEZ 2017 - 08H00 (Atualizada em 05 DEZ 2022 - 07H47)

Reprodução/ CNBB Sul 3

Leia MaisArquivo A: VoluntáriosVoluntários no combate ao Coronavírus em RoraimaDoar tempo, trabalho e talento para causas de interesse social. Esta é a tarefa do voluntário, compromissado com a causa na qual acredita.

O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado todos os anos no dia 5 de dezembro, data criada pelas Nações Unidas em 1985 para incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

A Lei do Voluntariado considera o serviço voluntário como "atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive, mutualidade".

Reprodução/ Acervo da Pastoral da Criança
Reprodução/ Acervo da Pastoral da Criança

Mas o que motiva alguém a ser voluntário? Para Maria Auxiliadora, voluntária da Pastoral da Criança há mais de 15 anos, dentre as razões destaca-se o desejo de fazer o bem às pessoas.

Maria atua como voluntária da Pastoral em cidades da região de Aparecida (SP). Não é apenas um trabalho voluntário, é mais que isso. É preciso ter o ardor do amor para atuar com carinho juntos às famílias”.

:: Saiba como ser voluntário da Pastoral da Criança 

Ela explicou que a atuação na pastoral é sempre um desafio. “Nós visitamos famílias e nos reunimos mensalmente para a ‘Celebração da Vida’, momento muito importante onde é feita a pesagem das crianças de 0 a 6 anos e o acompanhamento das mães grávidas”, afirmou.

Maria Auxiliadora esclareceu ainda que a desnutrição das crianças já não é mais o maior desafio da Pastoral na sua região, agora é preciso também combater a obesidade dos pequeninos. 

A equipe que trabalha junto com Maria Auxiliadora tem cerca de 200 voluntários e outras 80 no apoio. Todos os voluntários da Pastoral da Criança passam por uma capacitação. “Ainda precisamos de muitas pessoas engajadas para ser voluntários e trabalhar principalmente na periferia das cidades”, destacou.

Pastoral da Criança
Pastoral da Criança
Voluntários a Pastoral da Criança visitam famílias mensalmente.


A força da Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança é uma grande rede de voluntariado que se dedica à melhoria da qualidade de vida das gestantes, crianças e famílias brasileiras.

Qual é a importância dos voluntários para a Pastoral da Criança?

Segundo a Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Irmã Veneranda Alencar, os voluntários são a base da Pastoral da Criança, são eles que realizam o trabalho fantástico em todo o Brasil e no exterior, voluntariamente. “São pessoas amadas e escolhidas por Deus, que aceitam a missão de levar vida e esperança a todos, com prioridade aos irmãos mais empobrecidos de nossas comunidades”.

A Pastoral da Criança que possui mais de 150 mil voluntários adotaram medidas de proteção para manter os atendimentos a mais de 730 mil famílias durante a pandemia.

"Devido ao distanciamento social, os líderes da Pastoral da Criança realizaram, e continuam realizando, grupos de apoio, conexões não presenciais, através de vários meios, para acompanhar as famílias, crianças e gestantes. Nesse período da pandemia, surgiram grupos nas redes sociais que, reforçados pelas informações do Aplicativo Visita Domiciliar, da Pastoral da Criança, encontraram formas criativas de estar presente junto às famílias, crianças e gestantes acompanhadas", esclarece Irmã Veneranda. 

A pastoral, criada por Zilda Arns, no Paraná, atualmente atua em 3.316 cidades, o que representa 60% do território brasileiro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...