Parece que foi ontem o terremoto no Haiti, mas o abalo sísmico que chegou atingir 7 pontos de magnitude acaba de completar 13 anos. A catástrofe atingiu o país de muitas formas, gerando uma crise econômica e social e uma migração em massa da população, inclusive para o Brasil. Leia MaisConheça o trabalho da Pastoral da Criança nos cuidados com a saúde dos pequenosPastoral da Criança ressalta importância do aleitamento materno
Também foi neste dia que o Brasil perdeu, no mesmo acidente, a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, que fundou a Pastoral da Criança no Brasil e depois importou para o mundo o seu modelo simples e eficaz de salvar vidas.
Relembre na listagem abaixo 4 fatos marcantes da vida de Zilda, mulher, médica, pediatra, que o Brasil e o mundo jamais podem esquecer.
1. Uma família grande e conhecida
Dra. Zilda era a 13ª dos 16 filhos de um casal de origem alemã; era catarinense, de Forquilhinha; Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, prima de Dom Leonardo Steiner, mãe do Dr. Nelson Arns e tia de Flávio Arns. Eles aparecem respectivamente na galeria de fotos a seguir:
1/4




2. Criou a Pastoral da Criança

Em 1983, a pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), criou a Pastoral da Criança, juntamente com o então presidente da CNBB, Dom Geraldo Majella Agnelo, hoje Arcebispo Emérito de Salvador (BA) que, à época, era Arcebispo de Londrina (PR).
No mesmo ano, deu início à experiência a partir de um projeto-piloto em Florestópolis (PR). De lá para cá, a Pastoral já ajudou quase 3 milhões de crianças menores de seis anos e mais de 2 milhões de famílias pobres em 4060 municípios brasileiros. Neste período, quase 300 mil voluntários levaram solidariedade e conhecimento sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres do país.
3. Zilda também Fundou a Pastoral da Pessoa Idosa

Em 2004, recebeu da CNBB outra missão semelhante: fundar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa.
Atualmente mais de 100 mil idosos são acompanhados mensalmente por 12 mil voluntários de 579 municípios de 141 dioceses em 25 estados brasileiros.
4. Como foi a Morte da Dra. Zilda?

Dona Zilda Arns encontrava-se em Porto Príncipe, capital do Haiti, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança no país.
No dia 12 de janeiro de 2010, pouco após proferir uma palestra para cerca de 15 religiosos de Cuba, o país foi atingido por um violento terremoto. Dra. Zilda foi uma das vítimas da catástrofe.
:: Você conhece o trabalho da Pastoral da Criança na sua cidade?
Compartilhe sua experiência com a gente! Deixe nos comentários!
Domingo com o Senhor: a vitória do amor sobre a morte
O quadro Domingo com o Senhor traz a mensagem da Páscoa: Cristo venceu a morte e nos oferece uma vida nova, cheia de sentido, alegria e esperança que não passa.
A Quinta-feira Santa do Papa sugere renovar o “sim” e a paz
Nas celebrações da Crisma e do Lava-pés, Leão XIV destaca três pilares da missão cristã e provoca reflexão sobre unidade, serviço e fidelidade.
Nós ressuscitamos com Cristo
Explore o significado da Ressurreição de Cristo hoje. Baseado nas palavras do Papa Leão XIV, o texto reflete sobre fé, fraternidade universal e a busca pela paz.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.