Ensinar valores cristãos para uma criança é, sem dúvidas, um desafio. Da mesma forma que o pai, mãe ou responsável tem que ter paciência para educar, precisa ajudar o filho, primo, sobrinho, ou catequizando, a ter paciência para aprender a lidar com a vida. Leia MaisQual o valor da paciência?Como a Bíblia me ensina a ter paciência?
É preciso lembrar, nesse sentido, que as crianças aprendem ao observar os demais.
Então a forma pela qual você age terá mais efeito do que qualquer palavra de correção, pois elas observam o ambiente e a forma de agir das pessoas mais próximas.
Ou seja, o comportamento daqueles que vivem com a criança é a ferramenta de ensino mais poderosa.
Destacamos dois passos para que você possa ensinar as crianças a ter paciência:
1- Ser exemplo
Praticar gestos simples como agradecer as pessoas, ser gentil no próprio dia a dia são oportunidades de viver as virtudes cristãs, até mesmo em situações estressantes e difíceis.
Se você praticar isso sempre, vai ajudar a moldar o senso de empatia e preocupação de uma criança pelos outros.
2- Ensinar histórias bíblicas
Quando menorzinhas, as crianças são cativadas por histórias, e podemos encontrar diversas na Bíblia próprias para o nível de compreensão dos pequenos.
Comece com histórias que enfatizem amor, compaixão e gentileza, como o Bom Samaritano ou Jesus acolhendo crianças. Em seguida, você pode perguntar o que acharam, se algo chamou atenção. Isso permite que eles relacionem o que você acabou de ler com suas próprias vivências.

Apesar disso, não existe uma receita pronta nem para ter, nem para ensinar o exercício da paciência.
No entanto, contribuir para que as crianças já cresçam num ambiente onde ela reina com certeza contribuirá na formação de adultos pacientes.
Fonte: Aleteia
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.