Ser uma pessoa paciente pode parecer uma missão difícil diante dos imprevistos, das incertezas, da ansiedade e até dos desentendimentos do dia a dia.
Muitas vezes no meio de alguma situação que nos desconcerta, soltamos aquela frase: “Deus, dai-me paciência”. Leia MaisComo a Bíblia nos ensina a comunicar?Que parte da Bíblia fala sobre a Missa?Qual o significado do arco-íris na Bíblia?
A verdade é que não devemos pedir paciência para Deus, mas sim sermos pacientes por Ele.
Se nos atentarmos aos ensinamentos que aprendemos estudando a Bíblia, vamos perceber que em diversos momentos somos convidados a sermos “pacientes”.
Deus é paciente conosco, mesmo quando não somos com Ele, mesmo quando nos perdemos no caminho, mesmo quando não acreditamos em nós mesmos. Ele é paciente e nos pede para sermos pacientes também.
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade”. (Gálatas 5, 22)
A paciência é uma virtude que nos auxilia em todos âmbitos de nossas vidas. Quando somos pacientes, conseguimos ter clareza na hora de tomar decisões, conseguimos aproveitar cada momento de nossa vida e aprender com eles, mas acima de tudo conseguimos entender os planos de Deus para a nossa vida.
“Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração”. (Romanos 12,12)
Devemos ser pacientes na espera e na oração. Se nos falta paciência para descansar em Deus, não vamos conseguir compreender o que Ele quer de nós neste momento de espera.
Não devemos nos irritar com outra pessoa a ponto de deixar que ela controle nossos sentimentos ou atrapalhe alguma situação de nossa vida. Devemos ser pacientes naquele momento para tomar decisões, para nos retirar de algumas situações e para confiar em Deus.
“Descansa em Javé e nele espera. Não te irrites por causa dos que prosperam em seu caminho e executam seus maus intentos. Desiste da ira, renuncia ao furor, não te irrites, o que é de certo um mal. Pois os malfeitores serão exterminados, mas herdarão a terra os que esperam em Javé”. (Salmos 37, 7-9)
Dogmas da Igreja: a Igreja é infalível nas definições de fé e costumes
Confira a nossa última formação sobre o dogma de fé relacionado ao Papa e à Igreja.
Pela primeira vez, Papa preside vigília penitencial no Sínodo dos Bispos
Em vigília logo após o retiro sinodal, Francisco expressou vergonha pelos pecados cometidos pela Igreja, pediu perdão a Deus e às vítimas e destacou a importância da reconciliação.
Anjos da Guarda: protetores divinos presentes em toda a nossa vida
Este devocionário do Anjo da Guarda traz a história da devoção aos Arcanjos, citações bíblicas sobre os anjos e orações tradicionais ao Anjo da Guarda.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.