A Igreja abre a grande Semana Santa com o Domingo de Ramos, que narra a entrada de Jesus em Jerusalém aclamado como rei pelo povo. Para nós, significa que o Reino de Deus irá se realizar com a Páscoa do Senhor.
“É por isso que a Páscoa não é simplesmente uma festa entre outras: é a «festa das festas», a «solenidade das solenidades», tal como a Eucaristia é o sacramento dos sacramentos (o grande sacramento).” (CIC 1169)
Para chegarmos nesta celebração, viveremos o Tríduo Pascal que culmina neste tempo novo da ressurreição e, conforme o Catecismo da Igreja, “enche todo o ano litúrgico da sua claridade.” (CIC 1168)
Confira 5 curiosidades litúrgicas sobre a Semana Santa
1. É a semana mais importante do calendário litúrgico
Para a Igreja Católica, a Semana Santa é o ápice do ano litúrgico, pois celebra os momentos centrais da fé cristã: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
2. A Quinta-feira Santa institui dois sacramentos e realiza a bênção dos santos óleos utilizados nos demais
Na Quinta-feira Santa, durante a Missa da Ceia do Senhor, são lembradas duas grandes instituições: o Sacramento da Eucaristia (Jesus na Última Ceia) e o Sacramento da Ordem (instituição do sacerdócio). Nesta celebração acontece também a bênção dos Santos Óleos (Crisma, Catecúmenos e Enfermos).
3. O Lava-Pés possui um simbolismo profundo
O rito do lava-pés, realizado na Quinta-feira Santa, remete à atitude de Jesus ao lavar os pés dos discípulos como sinal de humildade e serviço. É um convite para que nós também sirvamos uns aos outros com amor.

4. Sexta-feira Santa não há Missa
Na Sexta-feira da Paixão, a Igreja não celebra a Eucaristia. Em vez disso, realiza-se a Celebração da Paixão do Senhor, com leitura da Paixão segundo João, adoração da Cruz e comunhão com hóstias consagradas no dia anterior.

5. O Sábado Santo, dia de silêncio, e a Vigília Pascal, “mãe de todas as vigílias”
Durante o Sábado Santo, a Igreja permanece em silêncio e contemplação, recordando o tempo em que o corpo de Jesus permaneceu no túmulo.
Na noite do Sábado Santo acontece a Vigília Pascal, a celebração mais importante do ano. Nela, a Igreja proclama a vitória de Cristo sobre a morte, acende o Círio Pascal, renova as promessas do batismo e celebra a Ressurreição.

Aproveite cada momento litúrgico, em união com toda a Igreja e como afirmou Papa Francisco “que a força da ressurreição role as pedras que nos oprimem a alma”.
::. Você sabia que todo o Tempo Pascal é uma única celebração? Saiba mais.
No Angelus, Papa afirma: “Nada é impossível para Deus”
No Angelus, Papa Leão XIV recorda que nada é impossível para Deus e chama os fiéis, neste tempo do Advento, a confiarem e serem como pequenas luzes no mundo.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.