A Igreja abre a grande Semana Santa com o Domingo de Ramos, que narra a entrada de Jesus em Jerusalém aclamado como rei pelo povo. Para nós, significa que o Reino de Deus irá se realizar com a Páscoa do Senhor.
“É por isso que a Páscoa não é simplesmente uma festa entre outras: é a «festa das festas», a «solenidade das solenidades», tal como a Eucaristia é o sacramento dos sacramentos (o grande sacramento).” (CIC 1169)
Para chegarmos nesta celebração, viveremos o Tríduo Pascal que culmina neste tempo novo da ressurreição e, conforme o Catecismo da Igreja, “enche todo o ano litúrgico da sua claridade.” (CIC 1168)
Confira 5 curiosidades litúrgicas sobre a Semana Santa
1. É a semana mais importante do calendário litúrgico
Para a Igreja Católica, a Semana Santa é o ápice do ano litúrgico, pois celebra os momentos centrais da fé cristã: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
2. A Quinta-feira Santa institui dois sacramentos e realiza a bênção dos santos óleos utilizados nos demais
Na Quinta-feira Santa, durante a Missa da Ceia do Senhor, são lembradas duas grandes instituições: o Sacramento da Eucaristia (Jesus na Última Ceia) e o Sacramento da Ordem (instituição do sacerdócio). Nesta celebração acontece também a bênção dos Santos Óleos (Crisma, Catecúmenos e Enfermos).
3. O Lava-Pés possui um simbolismo profundo
O rito do lava-pés, realizado na Quinta-feira Santa, remete à atitude de Jesus ao lavar os pés dos discípulos como sinal de humildade e serviço. É um convite para que nós também sirvamos uns aos outros com amor.

4. Sexta-feira Santa não há Missa
Na Sexta-feira da Paixão, a Igreja não celebra a Eucaristia. Em vez disso, realiza-se a Celebração da Paixão do Senhor, com leitura da Paixão segundo João, adoração da Cruz e comunhão com hóstias consagradas no dia anterior.

5. O Sábado Santo, dia de silêncio, e a Vigília Pascal, “mãe de todas as vigílias”
Durante o Sábado Santo, a Igreja permanece em silêncio e contemplação, recordando o tempo em que o corpo de Jesus permaneceu no túmulo.
Na noite do Sábado Santo acontece a Vigília Pascal, a celebração mais importante do ano. Nela, a Igreja proclama a vitória de Cristo sobre a morte, acende o Círio Pascal, renova as promessas do batismo e celebra a Ressurreição.

Aproveite cada momento litúrgico, em união com toda a Igreja e como afirmou Papa Francisco “que a força da ressurreição role as pedras que nos oprimem a alma”.
::. Você sabia que todo o Tempo Pascal é uma única celebração? Saiba mais.
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.