O tempo litúrgico é um tema que desperta dúvidas em muitas pessoas, principalmente em relação às celebrações. Logo após a Páscoa a Igreja vive o Tempo Pascal, período que dura 50 dias e finaliza com a celebração de Pentecostes.
No Tempo Pascal, temos a Oitava de Páscoa, que é a soma entre o Domingo de Páscoa e os próximos sete dias, terminando na Festa da Divina Misericórdia, no domingo seguinte.
O costume de estender algumas festividades para além do seu próprio dia acontece desde o século III, e tem o intuito de prolongar as festividades para serem comemoradas por oito dias inteiros. Esta tradição foi preservada no rito romano e em vários ritos orientais. Leia MaisTempo Pascal: é o tempo de celebração da vida nova em Cristo ressuscitado
Pe. Gerson Schmidt refletiu sobre este tempo tão importante para todos os cristãos católicos e explicou as origens desta tradição, que teve início com tradições batismais que duravam por oito dias, tornando esse período uma celebração contínua.
Com o passar dos anos, as tradições batismais que duravam oito dias pararam de ser realizadas, mas a celebração da Páscoa, de um domingo ao outro, ganhou ainda mais força, já que esta é a principal celebração do Calendário Litúrgico da Igreja Católica.
“A Páscoa não é uma celebração qualquer, mas a celebração das celebrações, a noite das noites. Para a Páscoa convergem todas as celebrações e ações eclesiais. Nós não celebramos a Páscoa. É a Páscoa que se celebra em nós. É a Páscoa que vem com potência a nós, onde Deus irrompe com o seu poder e nos convida a sair de nossos Egitos, de nossas trevas, das escravidões e vícios, graças ao Redentor-Ressuscitado”.

É comum que muitas pessoas se confundam ao pensarem que a Oitava Pascal são oito celebrações diferentes, quando, na verdade, ela é uma única celebração que consiste em vivenciar a Alegria da Ressurreição do Senhor, assim como o Tempo Pascal completo.
“A Oitava da Páscoa é como o mesmo e único dia Pascal, estendido também até Pentecostes. São 50 dias pascais, como se fosse uma única celebração em tom de aleluia, alegria, louvor, júbilo e festa”.
E continuou: “Na Igreja Primitiva, o Mistério Pascal era celebrado não só nos três dias de Tríduo, mas também nas sete semanas seguintes, conhecidas como o 'Tempo Pascal dos 50 dias', como acorda o termo grego Pentecoste (50 dias)”.
O texto do Dicastério para a Evangelização explica que “a normativa litúrgica aconselha os cristãos a celebrarem os 50 dias que se sucedem do domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes”, com alegria e festa, como um grande domingo de Páscoa.
E é por este motivo que durante este período na Liturgia os domingos não são chamados de domingo depois da Páscoa e também não são domingos do Tempo Comum, mas sim “Domingos da Páscoa”.
Na verdade, toda Missa é uma celebração continua da Páscoa, mas no Calendário Litúrgico vivenciamos e refletimos especificamente esses 50 dias como um único domingo.
“As variadas ações eclesiais são todas pequenas celebrações e desdobramentos da grande Páscoa, do esplendor do Mistério Pascal. Somos todos filhos desta Igreja que redescobriu o valor e o sentido da Páscoa. Em outras palavras, somos filhos da Páscoa, filhos no Filho, pelo mergulho batismal gestado na Vigília Pascal. O movimento litúrgico, bíblico e toda a renovação conciliar trouxeram esse dinamismo a Páscoa, para colocar em movimento a história e o mundo todo nessa dinâmica salvífica”.
:: Qual o significado da Oitava Pascal?
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.