“O anjo, então, disse-lhe: ‘Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi’”. (Lc 1, 30-32)
A Igreja Católica nos ensina que Nossa Senhora foi concebida sem pecado original, um privilégio que a preparou para ser Mãe do Salvador. Aqui no A12, você confere mais detalhes do dogma, definido pelo Papa Pio IX em 1854, reflete a crença de que, desde o momento de sua concepção, Maria foi cheia de graça, assim se tornando um modelo de virtude e fé para todos os cristãos.
Leia MaisDogmas da Igreja: Imaculada Conceição e Virgindade PerpétuaOs Padres da tradição oriental celebram a Mãe de Deus como “imune de toda a mancha de pecado, visto que o próprio Espírito Santo a modelou e dela fez uma nova criatura”. Pela graça de Deus, Maria manteve-se pura de todo o pecado pessoal ao longo de toda a vida.
Celebrando a Solenidade da Imaculada Conceição somos questionados como respondemos aos planos de Deus. Voltando nosso olhar para o exemplo de Maria de Nazaré, a liturgia nos chama a acolher os planos de Deus para nós e para o mundo. Nesta rica caminhada para o Natal, somos convidados a contemplar para a Imaculada, e reconhecer nela o modelo perfeito de acolhida da Salvação de Deus.
No Evangelho deste domingo (8), São Lucas (Lc 1,26-38) narra de forma direta a Anunciação, onde o Arcanjo Gabriel revela a Maria que ela irá conceber Jesus, Filho do Altíssimo da raiz de Davi. Nossa Senhora então diz: “Eis aqui a serva do Senhor”, e dá o exemplo de sua total entrega e confiança em Deus. Este momento é crucial, pois marca o início da encarnação e a realização da promessa de salvação.
A Solenidade oferece várias aplicações práticas para a vida cristã. Ao contrário de Adão e Eva, Maria recusou o orgulho, o egoísmo e a autossuficiência e preferiu entregar a sua vida, de um jeito total e radical, aos planos de Deus. Deste “sim” total, resultou salvação e a vida plena para ela e para todos nós.

A resposta final de Maria
“Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). A forte e imponente resposta demonstra sua consciente decisão de acolher a vontade de Deus Pai. Ela se reconhece como “serva” e aceita essa eleição, com tudo o que ela implica — alegrias e tristezas; exultações inenarráveis e sofrimentos indescritíveis.
Maria, apesar das muitas justificativas possíveis e até aceitáveis para recusar o anúncio angélico, reconhece que Deus a escolheu, aceita com disponibilidade e liberdade essa escolha e manifesta a sua disposição de cumprir, com fidelidade, até as últimas consequências, o projeto de Deus.
“A celebração da Imaculada Conceição é uma oportunidade para fortalecer a devoção mariana. Ao honrar Maria, os cristãos são levados a aprofundar sua relação com Cristo, reconhecendo que ela é um caminho seguro para chegar a Ele. A oração e a meditação sobre a vida de Maria podem inspirar os fiéis a viverem com mais amor e compaixão, seguindo o exemplo da Mãe de Deus em suas interações diárias”, disse Dom Antônio Carlos Rossi Keller, Bispo de Frederico Westphalen (RS).
Quando contemplamos a presença real de Nossa Senhora, podemos compreender que o mistério da Graça de Deus a envolveu desde o primeiro momento da sua existência, fazendo-a destinada a tornar-se a Mãe do Redentor, preservada do contágio do pecado original.
Olhando para a Mãe do Céu, reconhecemos a altura e a beleza do projeto de Deus para cada ser humano: Somos chamados desde o início da criação a tornarmo-nos santos e imaculados no amor à imagem do nosso Criador.
Padre Reinaldo e Irmão Afonso Murad refletem sobre o dogma da Imaculada Conceição
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Lista de agradecimentos do ano de 2025, qual é a sua?
Neste Advento, já caminhando para o fim do Ano Santo, o Portal A12 te convida a fazer um exercício de gratidão. Faça sua lista e comunique esperança a todos!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.