Wikipedia
Liturgia

Ascensão do Senhor: continuemos a Sua missão!

Através do Espírito Santo, prometido pelo Senhor, temos este senso de urgência em salvar a humanidade a todo o instante

Escrito por Alberto Andrade

12 MAI 2024 - 07H30

“'Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra'. Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu, à vista deles”. (At 1, 7-9

A liturgia do 7º Domingo da Páscoa celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor, após acompanharmos Jesus ressuscitado preparando seus discípulos para dar continuidade a sua missão após o seu retorno ao seio da Trindade. A comunhão plena com Deus a partir de uma vida vivida no amor e na doação: Cristo nos deixa esse testemunho e nós como discípulos missionários devemos continuar a realizar o plano libertador e salvador de Deus para toda a criação.

Após aparecer durante 40 dias aos seus discípulos, que “comeram e beberam com Ele” (At 10,41), Jesus entra na glória definitiva do Céu, onde agora está sentado à direita do Pai e, com Ele e o Espírito Santo, é adorado e glorificado. Esta subida, porém, está muito longe de ser um afastamento que Jesus faz de seu povo. 

Estas palavras do Senhor, no Evangelho de São Marcos, revelam que a presença desta salvação no mundo se faz presente através das ações dos discípulos de Jesus, iniciando por Jerusalém e em seguida ao mundo todo, os discípulos devem anunciar a conversão (a mudança de mentalidade e de coração) e o perdão realizado na Cruz.

Para isso, o Senhor garante o Espírito Santo como defensor permanente, sempre ao nosso lado! Desse modo, Jesus, estando no céu, nos garante sempre a presença de Seu Espírito, cumprindo Sua promessa: “Eu estarei convosco todos os dias”. (Mt 28,20

Wikipedia
Wikipedia


A Solenidade da Ascensão é motivo para uma alegria sem igual! Cristo ascendendo ao céu leva consigo nossa humanidade! O Verbo Divino, que foi reclinado no presépio, erguido na Cruz e depositado no sepulcro, hoje, como homem, foi colocado acima dos anjos, à Direita do próprio Pai! Exultemos dessa alegria, pois onde já está o Cristo, nossa Cabeça, estaremos um dia, todos nós, membros do seu Corpo!

O Pentecostes, a vinda do Espírito Santo nos une, congrega e forma a Igreja como um só corpo, embora constituída de muitos membros (1Cor 12, 12). Referindo-se à unidade e à vivência do Espírito, afirma Santo Irineu: “Assim como a farinha seca não pode, sem água, tornar-se uma só massa nem um só pão, nós também, que somos muitos, não podemos transformar-nos num só corpo, em Cristo Jesus, sem a água que vem do Céu” (LH, vol. II, Solenidade de Pentecostes, p. 926). 

Este Espírito Santo, que se manifesta, nos faz caminhar juntos, está verdadeiramente atuante na vida cristã e, sobretudo, em cada ação litúrgica. Sem a Sua presença e manifestação não há liturgia, pois nela acontece uma força conjunta entre o Espírito Santo e a Igreja.

“O Senhor nos tirou do sono e da quietude ao nos chamar à razão, dizendo: 'Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu?' (At 1,11). Com essas palavras, Ele reabre o caminho. A sua vinda ao mundo foi afetiva, porque sabia que o coração humano só segue aquilo a que ama, mas era também, missionária. A sua missão é a nossa missão. Deste ponto em diante, sem reserva, pois Ele confiou a nós continuarmos o que Ele mesmo havia começado”, disse Dom Lindomar Rocha Mota, bispo diocesano de São Luís de Montes Belos (GO). 


 Qual a diferença entre a Ascensão de Jesus e a Assunção de Maria?


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...