No dia 23 de novembro de 2025, a Igreja Católica celebra com alegria a Solenidade de Cristo Rei do Universo, momento que marca o encerramento do Ano Litúrgico, para renovar a fé no senhorio de Jesus Cristo sobre toda a criação.
A festa de Cristo Rei surgiu em um momento de crise humanitária. Após a Primeira Guerra Mundial, o mundo via crescer regimes que negavam a fé cristã, momento este em que o Papa Pio XI instaurou a data para afirmar que o verdadeiro caminho para restaurar a paz e a justiça é o reconhecimento da realeza de Cristo sobre o mundo.
Um Rei diferente de todos os outros
O Reino de Jesus é muito diferente dos reinos do mundo. Ele não reina com poder, armas ou riquezas, mas com amor, serviço e humildade. Jesus é o Rei que lava os pés dos discípulos e entrega a vida na cruz.
Nos Evangelhos que a Igreja lê nesta Solenidade, são apresentados diferentes rostos do Reino de Deus:
• No Segundo Livro de Samuel, o povo unge Davi como rei, sinal de uma aliança e de um reinado que prefigura o de Cristo, o verdadeiro Pastor.
• Na Carta aos Colossenses, São Paulo revela que Cristo é o centro de toda a criação, o Rei que reconcilia o mundo e traz a paz pela cruz.
Celebrar Cristo Rei é também agradecer por tudo o que foi vivido durante o Ano Litúrgico. Desde o tempo do Advento até agora, a trama litúrgica tem o intuito de abordar toda a vida de Jesus Cristo. A celebração de Cristo Rei é um convite para deixar Jesus reinar em nosso ser, em nossas famílias e comunidades.
Ao terminar o Ano Litúrgico, a Igreja proclama com alegria: Tudo vem Dele e tudo se volta para Ele!
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.