Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

Liturgia

Reflexão Semanal: João Batista anuncia o “Cordeiro de Deus”

Escrito por Giovana Marques

16 JAN 2026 - 10H00

godongphoto/ Shutterstock

É do Evangelho de João (1,29-34), proclamado na Liturgia deste domingo, que nasce a conhecida frase do Rito da Comunhão: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

Somos chamados, antes de tudo, a contemplar a profundidade dessas palavras pronunciadas por João Batista. Segundo o Papa Francisco, em uma de suas homilias, “enquanto em todas as religiões é o homem que oferece e sacrifica algo a Deus, no evento cristão é Deus que oferece o seu Filho para a salvação da humanidade.

Movidos pela admiração de João Batista por Jesus, ouvimos essa expressão tão significativa a cada participação na Santa Missa. Além disso, o Pontífice recorda que a figura de João nos convida a não “presumir que já conhecemos Jesus, que sabemos tudo sobre Ele”.

Quanto mais nos aproximamos de Cristo, mais somos tomados pelo assombro. Assim, aprendemos que é sempre possível recomeçar o caminho da fé, reconhecer o amor misericordioso de Deus e deixar-nos conduzir novamente em Sua direção.

Reconhecer a missão salvífica de Jesus

Em sua reflexão semanal, o missionário redentorista, Pe. Thiago Costa, C.Ss.R., afirmou que fica para nós o exemplo de João Batista “que viu, teve fé e anunciou aquele que estava cheio do Espírito Santo”.

“Devemos reconhecer a missão salvífica de Jesus, Ele nos salva dos pecados e nos ajuda a encontrar o verdadeiro caminho do Pai, disse.

Dessa forma, o Evangelho nos chama a reconhecer Jesus, sua divindade, seu amor e misericórdia. Só esta atitude de reconhecimento nos levará a uma maior intimidade com nosso Senhor, com o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

Assista a reflexão na íntegra:

Para aprofundar:

add_box Os títulos de Jesus: O Cordeiro de Deus

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...