O Evangelho deste 27º Domingo do Tempo Comum (Lc 17,5-10) apresenta um pedido sincero dos apóstolos: “Aumenta a nossa fé”. Jesus responde recordando o grão de mostarda, mostrando que até mesmo uma fé pequena é capaz de realizar o impossível.
“A fé comparável com o grão de mostarda é uma fé que não é soberba nem autoconfiante; [...] É uma fé que na sua humildade sente uma grande necessidade de Deus e na sua pequenez abandona-se com plena confiança a Ele”, afirmou o saudoso Papa Francisco no Angelus do dia 6 de outubro de 2019.
Mais adiante, Nosso Senhor recorda que o discípulo é chamado a servir sem buscar recompensas ou méritos. O verdadeiro seguidor de Cristo compreende que tudo o que faz é graça e missão confiada por Deus.
A mensagem central deste Evangelho está na união entre fé e serviço. Crer em Jesus não é apenas ter palavras bonitas nos lábios, mas viver de modo concreto, na entrega e no amor.
A fé autêntica se traduz em gestos simples de caridade e disponibilidade.
Assim, a fé cresce quando é vivida na confiança em Deus e no serviço gratuito ao próximo. Não precisamos buscar reconhecimento, mas simplesmente responder: “só fizemos nossa obrigação”.
O Evangelho nos convida a rever nossas atitudes: nossa fé tem nos levado a servir com humildade e alegria? Temos confiado no Senhor mesmo quando tudo parece pequeno e frágil?
Como recordou o Padre Thiago Costa, C.Ss.R.:
“Ser cristão é colocar-se a serviço com amor, reconhecendo que a força da fé não vem de nós, mas de Cristo que caminha conosco”.
Veja a Reflexão Semanal completa com o Padre Thiago:
add Leia também: Renove sua fé e permita que Deus guie seus passos
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.