Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Liturgia

Sagrada Família, fé e coragem no caminho do exílio

Escrito por Giovana Marques

26 DEZ 2025 - 10H00

Cosmic/Adobe Stock

O Evangelho deste domingo (Mt 2,13-15.19-23), no quarto dia da Oitava de Natal e Festa da Sagrada Família, nos apresenta José, Maria e Jesus a caminho do exílio, em busca de refúgio no Egito. Eles vivem essa situação dramática, marcada pelo medo e incertezas.

José foi avisado em sonho, por um anjo, para levar sua família para o Egito, ou seja, fugir das ameaças de Herodes, que mataria o Menino. Depois da morte de Herodes, o anjo tornou a avisá-lo em sonho para retornar à terra de Israel.

Mas, o destino final da Sagrada Família foi, na verdade, Nazaré.

"José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, entrou na terra de Israel. Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: "Ele será chamado Nazareno"."(Mt 2, 19-23)

Segundo o Papa Francisco, em uma de suas homilias sobre a Sagrada Família, essa fuga para o Egito revela que Deus está próximo de quem sofre, é perseguido ou vive no exílio, e acompanha também os seus sonhos de vida e dignidade.

Francisco também recordou que, em Nazaré, a simplicidade da vida familiar torna-se exemplo de amor, reconciliação e perdão. Jesus, Maria e José são para nós modelo de família, de virtudes, de esperança.

Neste domingo, somos chamados a atender o convite de transformar nossa família em casa de reconciliação. Mesmo com todos os desafios, com as dificuldades e sofrimentos que podem atingir o lar, lembremo-nos de que o amor quer sustentar cada um, unido a Deus.

"Família de Nazaré: a nossa família Vossa é"

Em sua reflexão semanal, o Missionário Redentorista Padre Thiago Costa, C.Ss.R., falou sobre o amor de Deus e o convite da Palavra Sagrada a nós de nos revestirmos de misericórdia, mansidão e paciência.

"Neste tempo, de modo especial, rezemos por todas as famílias para que a paz e a união sejam a base, enriquecendo-as e fortalecendo-as", afirmou. 

add_box “Faça as pazes com alguém antes do Natal”, sugere o Papa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...