Mundo

Por que 1º de abril é o dia da mentira?

Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

01 ABR 2022 - 09H40 (Atualizada em 01 ABR 2024 - 10H58)

rifemar/ shutterstock

O mês de abril chegou e, sempre no seu primeiro dia, precisamos ficar atentos para não cairmos em nenhuma pegadinha e nem acreditarmos nas mentiras mais lavadas que vão nos contar.

Isso porque há muito tempo se celebra o dia primeiro de abril como o Dia da Mentira. Leia MaisA mentira por Santo AgostinhoQuando a mentira atrai mais do que a realidade

Mas aí todos se perguntam: Por que o dia primeiro de abril é o dia da mentira?

Pelo menos duas hipóteses tentam explicar esse fato. Uma das explicações está no fato de abril ser o segundo mês do calendário de Rômulo, contando trinta dias como hoje.

Em Roma, no dia 01 de abril, todo o povo se reunia ao redor do Templo de Teseu, entregando-se a ruidosas festas e danças.

Na ocasião, todo tipo de diversão e brincadeiras eram permitidas. Provavelmente destas brincadeiras veio a origem das mentiras e blefes que se pregam até nos dias de hoje.

Outra explicação está no fato de que até o século XVI, o ano novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera no hemisfério norte, sendo também o dia da Anunciação do Senhor.

Em 1564, depois da adoção do Calendário Gregoriano, o rei Carlos IX, da França, determinou que o ano novo fosse comemorado dia 1º de janeiro, mas alguns franceses resistiram à mudança, querendo manter a tradição. Os gozadores passaram a ridicularizar estes conservadores, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

Entre os trotes de abril, um dos mais populares era o anúncio de casamentos falsos, marcados para o dia 1º. Arruaceiros também pregavam cartazes com supostos editos reais de conteúdo jocoso.

pathdoc/ Shutterstock
pathdoc/ Shutterstock


O dia primeiro de abril como dia do trote, da mentira ou dos bobos pegou tanto que nos Estados Unidos essa data é tradicional, sendo chamada de “April Fool`s Day” — Dia da Mentira de abril.

Entre nós, existem aquelas brincadeirinhas inocentes, mas também aqueles que, mesmo fora de abril, contam mentiras para tentar passar a perna nas demais pessoas, tirando proveito da situação. Quem não se lembra da história da Loira do Banheiro, da Grávida de Taubaté, do ET de Varginha e de tantas outras mentiras ligadas a OVNIs, fantasmas ou assombrações?

Não é à toa que o cantor Erasmo Carlos se referiu ao tema cantando o “Pega na Mentira”. Muitas dessas mentiras são divulgadas e aumentadas pelos meios de comunicação e pelas redes sociais, advindo daí as famigeradas fake news que tanto mal tem provocado.

Por isso, precisamos ficar atentos, no dia primeiro de abril ou em qualquer outro dia do ano, para não sermos surpreendidos caindo nas mentiras e pegadinhas e, pior, ajudando a divulgá-las como se fossem a maior verdade!

Escrito por
Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Missionário redentorista graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da antiga Província Redentorista de São Paulo, tendo sido também diretor da Rádio Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...