Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Mundo

Delegação brasileira participou do Jubileu dos Bispos no Vaticano

Cerca de trinta bispos do Brasil participaram de celebração com o Papa Leão XIV na Basílica de São Pedro

Escrito por Redação A12

25 JUN 2025 - 14H24 (Atualizada em 26 JUN 2025 - 10H49)

Reprodução/Vatican Media

Cerca de 400 bispos de 50 países diferentes estiveram na manhã desta quarta-feira (25) no Vaticano, para a celebração do Jubileu dos Bispos em Roma, como parte do Ano Santo da Esperança.

O Brasil foi um dos países com mais representantes, já que aproximadamente 30 bispos estiveram em Roma.

Após a acolhida no Braccio di Constantino, salão que fica dentro dos Museus do Vaticano, os prelados receberam seus paramentos próprios do Ano Santo: estola, mitra e casula.

::. LEIA MAIS: Qual a origem da mitra e do solidéu usados pelos bispos?

Na sequência, foi feita a peregrinação até a Porta Santa da basílica de São Pedro, onde também foi celebrada a missa. A celebração foi presidida pelo cardeal Marc Ouellet, prefeito emérito do Dicastério para os Bispos.

Após a eucaristia, os Bispos se reuniram para ouvir a catequese do Papa, ainda na Basílica. Leão XIV destacou a figura do bispo como “testemunha de esperança” e homem de comunhão, fé, caridade pastoral e vida teologal.

Reprodução/Vatican Media Reprodução/Vatican Media Leão XIV no Jubileu dos Bispos, no Vaticano


As palavras do Papa foram direcionadas ao ministério e à vida dos Bispos, convidando-os a serem peregrinos de esperança e, com Cristo, fazer "a conversão e a mudança de vida. Somos Pastores, mas somos também ovelhas, como ele bem recordou", disse Leão XIV.

Após a catequese, os bispos fizeram juntos a Profissão de Fé - diante do túmulo do apóstolo Pedro - renovando seu compromisso com o Evangelho e com o serviço ao povo de Deus.

O Papa concluiu seu discurso, fechando a solenidade do Jubileu, exortando os bispos a serem promotores da unidade no presbitério diocesano:

"Caríssimos, a intercessão da Virgem Maria e dos Santos Pedro e Paulo obtenha para vós e para as vossas comunidades as graças de que mais necessitais. Em particular, vos ajude a ser homens de comunhão, a promover sempre a unidade no presbitério diocesano, e que cada presbítero, sem excluir ninguém, experimente a paternidade, a fraternidade e a amizade do Bispo. Este espírito de comunhão encoraja os presbíteros no seu empenho pastoral e faz crescer a Igreja particular na unidade", concluiu o Santo Padre.

add_box O que é o Óbolo de São Pedro?

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...