Dia Mundial da Educação
É preciso que a humanidade passe por uma “revolução no mundo do saber”!

Ao longo da história ou até antes, já na Pré-História, certos fatos levaram a humanidade a dar como que “um salto de qualidade” em sua caminhada. Quando se dá um acontecimento de tal envergadura, os estudiosos costumam chamar de “Revolução”, devido à sua importância e impacto que isso causa no viver da humanidade.
Um salto qualitativo se deu quando os seres humanos começaram a deixar registrados de forma escrita os acontecimentos do seu dia a dia. A escrita possibilitou grandes progressos na caminhada da humanidade, relacionando-se com ela o processo que hoje nós chamamos de educação.
Segundo o dicionário mundial, “educação é o processo de facilitar o aprendizado ou a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, crenças e hábitos”.
Ainda segundo o dicionário, “os métodos educacionais incluem o ensino, treinamento, narração de histórias, discussão e pesquisa direcionada”.
A educação geralmente ocorre sob a orientação de educadores, nossos bravos professores, mas as pessoas também podem se auto-educar. E ainda, “a educação pode ocorrer em contextos formais ou informais e qualquer experiência que tenha um efeito formativo na maneira como se pensa, sente ou age pode ser considerada educacional”.
Por isso, com a utilização maciça das novas metodologias usadas no processo educacional, como os avanços no campo da tecnologia digital, é preciso que o mundo passe por uma “revolução do saber”, onde a educação formal possa chegar a todos indistintamente.
Leia MaisOração pela Fraternidade e EducaçãoSegundo a Unesco, órgão das Nações Unidas para a educação, existem hoje no mundo mais de 790 milhões de pessoas com mais de 15 anos que são analfabetas. Dessas, mais da metade vive nos países do hemisfério sul e delas, cerca de 64% são mulheres.
No Brasil, por sua vez, o analfabetismo formal já caiu bastante, mas 6,6% das pessoas acima de 15 anos ainda são analfabetas, dando um contingente de mais de 11 milhões de brasileiros.
Entre nós o analfabetismo está mais concentrado nas pessoas que têm acima de 60 anos e nas que são pretas ou pardas. Mas aqui a desigualdade se faz de forma inversa ao que acontece no mundo, pois a maior taxa de analfabetos encontra-se nas regiões norte e nordeste, onde o número de analfabetos chega a 14% da população.
Como estamos em ano eleitoral, tomara que nossos próximos governantes voltem a investir pesado na educação, não como um objetivo secundário, mas como uma obrigação, pois a educação é um direito fundamental de todo e qualquer ser humano.
Seja essa a grande revolução do Brasil e do mundo nos próximos anos!

Pe. Awi: “Aparecida mexe com algo dentro do Papa”
Em Aparecida (SP), para participar do XVI Congresso Mariológico, o Pe. Alexandre Awi, Superior Geral dos Padres de Schoenstatt, falou sobre a relação do Papa Francisco com Nossa Senhora.

Por que esperar em Deus? Reflita com estes 5 versículos
Separamos cinco versículos que falam sobre ter esperança e desta forma reafirmarmos nossa fé em Deus em todos os momentos de nossa vida.

A evangelização na produção dos confessionários da JMJ
Homens que estão cumprindo suas penas em alguns presídios selecionados de Portugal, estão por trás da construção dos confessionários da JMJ.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.