Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Mundo

Jubileu dos Detentos reúne peregrinos de 90 países

Escrito por Redação A12

12 DEZ 2025 - 11H35 (Atualizada em 12 DEZ 2025 - 15H08)

Vatican News

Começa nesta sexta-feira (12), um dos momentos mais carregados de significado do Ano Santo da Esperança: o Jubileu dos Detentos. O último grande evento do Ano Santo reúne mais de 6 mil peregrinos vindos de cerca de 90 países, entre eles pessoas privadas de liberdade, familiares, agentes penitenciários, policiais, capelães e voluntários que atuam diariamente no sistema prisional.

A programação começa hoje com o Congresso “O direito à esperança”, realizado das 9h às 18h na Universidade LUMSA de Roma, e seguirá com debates sobre o cinquentenário do Ordenamento Penitenciário e a importância da esperança para os detentos.

Na sexta e no sábado, as atividades se estendem à Fraterna Domus de Sacrofano, onde os presentes serão conduzidos a dois dias de oração, estudos e debates, organizados pelo Inspetorado Geral dos Capelães das Prisões Italianas.

O ponto alto do evento será a Missa presidida pelo Papa Leão XIV, domingo, às 10h, na Basílica de São Pedro.

O Jubileu dos Detentos se encerra com a comédia musical “Além das grades”, domingo, às 13h30, no Auditório Conciliação, promovida pelo CGS Life, com entrada gratuita até lotação completa.

Hóstias produzidas por detentos

Um dos símbolos mais fortes deste Jubileu será a oferta das hóstias da celebração, produzidas por detentos.

As hóstias serão doadas pela Fundação Casa do Espírito e das Artes, dentro do projeto “O sentido do Pão”, vindo dos presídios de Opera, San Vittore e Bollate.

É um gesto que une trabalho, oração e reinserção social, transformando o esforço diário dos presos no pão consagrado da Igreja.

Desde 2016, mais de 300 detentos participam por ano da confecção das hóstias, enviadas a mais de 15 mil dioceses, paróquias, congregações, mosteiros e comunidades cristãs pelo mundo.

Quem participa

O encontro reúne delegações de 90 países, dentre eles Brasil, Itália, Espanha, Portugal, Reino Unido, Polônia, Alemanha, Indonésia, México, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas e Austrália.

Alguns dos representantes que participam fazem parte dos complexos penitenciários prisionais de Rebibbia (masculina e feminina), do Instituto Penal de Casal del Marmo, e de unidades de Brescia, Teramo, Pescara, Rieti, Varese, Forlì e do San Vittore, em Turim.

De fora da Itália, determinadas delegações que chegam são organizadas pela Pastoral Penitenciária de Portugal, por várias dioceses espanholas — Barcelona, Sevilha, Jerez, Mérida-Badajoz, Valência e Córdoba, além de grupos de Malta e Chile. Um contingente de 500 peregrinos virá acompanhado pela Inspeção Geral dos Capelães Penitenciários Italianos.

Também estarão presentes voluntários de entidades que atuam no ambiente prisional, como o SEAC e a Associação João XXIII, além de autoridades do Ministério da Justiça da Itália e do Departamento da Administração Penitenciária.

add Saiba mais sobre o Ano Santo Jubilar de 2025 em a12.com/jubileudaesperanca

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...