Começa nesta sexta-feira (12), um dos momentos mais carregados de significado do Ano Santo da Esperança: o Jubileu dos Detentos. O último grande evento do Ano Santo reúne mais de 6 mil peregrinos vindos de cerca de 90 países, entre eles pessoas privadas de liberdade, familiares, agentes penitenciários, policiais, capelães e voluntários que atuam diariamente no sistema prisional.
A programação começa hoje com o Congresso “O direito à esperança”, realizado das 9h às 18h na Universidade LUMSA de Roma, e seguirá com debates sobre o cinquentenário do Ordenamento Penitenciário e a importância da esperança para os detentos.
Na sexta e no sábado, as atividades se estendem à Fraterna Domus de Sacrofano, onde os presentes serão conduzidos a dois dias de oração, estudos e debates, organizados pelo Inspetorado Geral dos Capelães das Prisões Italianas.
O ponto alto do evento será a Missa presidida pelo Papa Leão XIV, domingo, às 10h, na Basílica de São Pedro.
O Jubileu dos Detentos se encerra com a comédia musical “Além das grades”, domingo, às 13h30, no Auditório Conciliação, promovida pelo CGS Life, com entrada gratuita até lotação completa.
Um dos símbolos mais fortes deste Jubileu será a oferta das hóstias da celebração, produzidas por detentos.
As hóstias serão doadas pela Fundação Casa do Espírito e das Artes, dentro do projeto “O sentido do Pão”, vindo dos presídios de Opera, San Vittore e Bollate.
É um gesto que une trabalho, oração e reinserção social, transformando o esforço diário dos presos no pão consagrado da Igreja.
Desde 2016, mais de 300 detentos participam por ano da confecção das hóstias, enviadas a mais de 15 mil dioceses, paróquias, congregações, mosteiros e comunidades cristãs pelo mundo.
Quem participa
O encontro reúne delegações de 90 países, dentre eles Brasil, Itália, Espanha, Portugal, Reino Unido, Polônia, Alemanha, Indonésia, México, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas e Austrália.
Alguns dos representantes que participam fazem parte dos complexos penitenciários prisionais de Rebibbia (masculina e feminina), do Instituto Penal de Casal del Marmo, e de unidades de Brescia, Teramo, Pescara, Rieti, Varese, Forlì e do San Vittore, em Turim.
De fora da Itália, determinadas delegações que chegam são organizadas pela Pastoral Penitenciária de Portugal, por várias dioceses espanholas — Barcelona, Sevilha, Jerez, Mérida-Badajoz, Valência e Córdoba, além de grupos de Malta e Chile. Um contingente de 500 peregrinos virá acompanhado pela Inspeção Geral dos Capelães Penitenciários Italianos.
Também estarão presentes voluntários de entidades que atuam no ambiente prisional, como o SEAC e a Associação João XXIII, além de autoridades do Ministério da Justiça da Itália e do Departamento da Administração Penitenciária.
add Saiba mais sobre o Ano Santo Jubilar de 2025 em a12.com/jubileudaesperancaFonte: Vatican News
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Lista de agradecimentos do ano de 2025, qual é a sua?
Neste Advento, já caminhando para o fim do Ano Santo, o Portal A12 te convida a fazer um exercício de gratidão. Faça sua lista e comunique esperança a todos!
Papa pede a Guadalupe que o ódio não guie a humanidade
Em missa toda em espanhol, Papa Leão XIV reza aos pés do ícone da Virgem de Guadalupe para que mantenha a alegria que chegou ao continente americano.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.