Vivemos uma realidade em que a comunicação pelos meios digitais é rápida, quase imediata. E-mails, aplicativos de mensagens, redes sociais, tudo é veloz. Mas a prática de escrever cartas em papel ainda faz parte da realidade de muitas pessoas no mundo.
E milhares delas escrevem todos os dias cartas endereçadas a Roma, com um destinatário em comum: “Para Sua Santidade, o Papa Leão”.
Segundo o Correio Italiano, todos os dias uma carga de 100kg de cartas chega ao Centro de Triagem do serviço postal da Itália, em Fiumicino, onde está o aeroporto internacional de Roma, e são encaminhadas ao Vaticano.
Desde a eleição de Robert Francis Prevost em 08 de maio de 2025, o fluxo de cartas endereçadas a ele que chega à Roma cresceu e se mantém neste volume expressivo diário.
“As cartas são provenientes do mundo inteiro e, no momento, não é possível determinar qual país escreve mais ao Papa. Hoje, bilhetes e cartões-postais chegaram dos Estados Unidos, Kosovo e Índia, por exemplo", comentou Antonello Chidichimo, chefe do Centro de Triagem do Correio Italiano, ao site oficial do Vaticano.
O conteúdo das cartas é variado e chega à Itália em diversos idiomas. Mas, pela escrita nos envelopes, é possível identificar quando é de autoria de uma criança que envia sua mensagem de carinho, ou a letra trêmula de um idoso que envia seu pedido ou pensamentos ao Santo Padre. Fato é que todas as cartas endereçadas ao Santo Padre são entregues pelo serviço postal italiano.
Cartas da Ucrânia ao Papa Leão XIV
Após chegar ao Centro de triagem de Fiumicino, o fluxo diário de correspondências destinadas à Santa Sé passa por verificações de segurança.
Depois, as cartas são processadas automaticamente para registro e pesagem. Em seguida, a "correspondência do Papa" segue para o Centro de distribuição mais próximo do Vaticano e é posteriormente entregue.
E você, já escreveu sua carta para o Papa Leão XIV?
::. LEIA MAIS: Devoção à Mãe Aparecida: Confira as cartas para a Padroeira
Fonte: Vatican News
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Natal e desigualdade social: o que a fé nos ensina a fazer
O Natal reacende a reflexão sobre pobreza e violência, lembrando que a partilha concreta é resposta essencial para devolver dignidade e esperança social.
Estão abertas as inscrições do projeto “Comunhão e Partilha”
Dioceses e prelazias podem se inscrever para o projeto “Comunhão e Partilha”, que apoia a formação de padres em todo o Brasil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.