Por Redação A12 Em Mundo Atualizada em 06 DEZ 2018 - 08H39

Papai Noel existe


Shutterstock
Shutterstock

Papai Noel é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem comportadas na noite da Véspera de Natal. Mas será que o bom velhinho existiu mesmo um dia? Não passa de uma lenda? Ou será mera propaganda capitalista?

Na verdade, pode ser um pouco de tudo isso. Pois bem. O fato é que existe uma lenda que revela São Nicolau como Papai Noel. O Santo foi Arcebispo de Mira, na Turquia, e costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras, colocando um saco com moedas nas chaminés das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e se espalhou por todo o mundo.

Shutterstock
Shutterstock

Nos primórdios, São Nicolau era retratado com trajes de bispo. Atualmente Papai Noel é geralmente composto como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca, trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XX, devido à influência da Coca-Cola.

Aspectos interessantes



Leia MaisEspecial de Natal do Santuário de AparecidaÉ tido como acolhedor com os pobres e, principalmente, com as crianças carentes. Foi o primeiro santo da Igreja a se preocupar com a educação e a moral, tanto das crianças como de suas mães.

A São Nicolau é atribuído o dom de ressuscitar crianças em sua região (Mira), hoje a localidade de Demre, na Turquia.

São Nicolau é padroeiro da Grécia, Noruega, Rússia e também da Cidade de Amsterdam, na Holanda.

Seu dia é 6 de dezembro, data de sua morte no ano de 350.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.