Em 6 de Dezembro, celebramos a memória de São Nicolau, Bispo e mártir de Myra, situada na Turquia atual. Leia MaisOrações de Natal à espera do Menino JesusSímbolos de Natal: Estrela de Belém
Conta-se que seus pais tiveram dificuldades para ter filhos, até que nasceu Nicolas. Dando graças pelo fato, eles passaram a distribuir alimentos, roupas e dinheiro aos pobres, até que vieram a falecer devido a uma epidemia.
Nicolau herda a grande fortuna de seus pais, torna-se Bispo e, como ministro de Cristo, continua o trabalho de solidariedade e partilha com os necessitados.
Ajudava a todos, principalmente por ocasião do Natal, época de rigoroso inverno na região. Suas oferendas eram acompanhadas de um bilhete, dizendo que era o Menino Jesus quem os presenteava.
O folclore o converteu num duende idoso, fofo e alegre que distribuía presentes. Em 1930, o artista Fred Mizen imprime a imagem de Papai Noel numa propaganda de refrigerantes, mostrando-o vestido de vermelho.
Em 1931, Haddon Sundblon abandona a figura de duende e usa uma figura humana, que passa a representá-lo, usando como modelo um vendedor aposentado chamado Lou Prendice.
Mais tarde, Sundblon tornou-se seu próprio modelo, aparecendo numa propaganda de refrigerante na revista Saturday Evening Post, passou a ser o símbolo do padroeiro do Natal.

Antes que a lenda ou o marketing alterassem a história, devemos fazer exatamente o que São Nicolau fez na sua vida: dar testemunho de Cristo, reconhecê-lo como o Senhor da história e celebrar o seu nascimento, o Natal, como a festa da Salvação que chega a nós na pessoa do Menino Deus, e que torna a humanidade uma só família.
Por isso, como São Nicolau, é importante partilhar e repartir nossos bens com os irmãos mais pobres.
Ele é o verdadeiro dom e presente, pois o Natal, acima de tudo, é Cristo. Não nos deixemos roubar o Natal ou deformá-lo como ocasião de compras e cerimônias de fachada.
Lembremos que antes que outro lugar, o presépio e a manjedoura são o nosso coração, e o nosso lar é a hospedagem que o Deus-Conosco aguarda para nascer. Deus seja louvado!
* Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...