A cidade de Roma viveu um final de semana histórico, nos dias 22 e 23 de novembro, com a realização do Jubileu dos Coros, que levou 35 mil peregrinos de 117 países à Praça São Pedro e às principais basílicas da cidade.
Foram cerca de 100 corais profissionais e amadores, além de grupos paroquiais e dioceses inteiras, que transformaram Roma em um grande mosaico musical.
add_circle_outline 12 músicas para mergulhar no amor de Deus
Da Praça São Pedro, Santa Missa presidida pelo Papa Leão XIV por ocasião do Jubileu dos Coros e dos Corais.
Durante o evento, o Vaticano e o centro histórico de Roma foram palco de concertos oficiais, apresentações beneficentes e missas. As igrejas estavam lotadas e a atmosfera era de verdadeira peregrinação musical, unindo estilos, idiomas e tradições.
O encontro, transmitido ao vivo em português pelo Vatican News, marcou o penúltimo grande evento do Ano da Esperança antes do Jubileu dos Detentos, previsto para 14 de dezembro.
Destaques do fim de semana do Jubileu dos Coros
• Concerto beneficente na Sala Paulo VI em apoio ao Hospital Pediátrico Bambino Gesù, com a banda da Aeronáutica Militar Italiana.
• Apresentação do Coro Feminino de Gori (Geórgia) no Pantheon, reconhecido por sua versatilidade que vai do clássico ao jazz.
• Concerto do Coro Patriarcal da Catedral da Santa Trindade da Geórgia na Basílica de Santa Maria Maior, reunindo cantos polifônicos raros.
• Mais de 100 corais animaram as missas vespertinas em mais de 90 igrejas de Roma.
Encontro com o Papa Leão XIV
O momento mais esperado foi realizado no sábado, 22, quando o Papa Leão XIV encontrou-se com os coristas durante a audiência jubilar, na Praça São Pedro. Com palavras de encorajamento, o Pontífice ressaltou: “Este é o tempo da esperança!". Logo após a audiência, os peregrinos atravessaram a Porta Santa da Basílica de São Pedro.
Uma só voz ao longo dos séculos, a peregrinação musical de domingo
No domingo, além da Missa presidida pelo Papa, coros e peregrinos participaram do grande concerto "Uma só voz ao longo dos séculos", uma verdadeira viagem pela história da música sacra.
Quatro igrejas do centro histórico receberam apresentações que percorriam diferentes épocas e estilos:
• Santa Maria in Campo Marzio – obras de Palestrina, Croce, De Victoria e Duruflè
• Sant’Agnese in Agone – peças de Praetorius, Tartini e Bruckner
• San Luigi dei Francesi – Delalande e Brossard
• San Salvatore in Lauro – Charpentier e Dumont
O evento especial simbolizou a caminhada espiritual e musical da Igreja ao longo do tempo. Desde dezembro de 2024, quando o Papa Francisco abriu a Porta Santa, o Ano Santo tem reunido milhões de peregrinos em Roma e em outras dioceses pelo mundo. E o Jubileu dos Coros reafirma essa vivência, fazendo ressoar, em cada voz e harmonia, a esperança que move milhões de peregrinos.
add_circle_outline Entenda por que a música é parte essencial da liturgia católica
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.