Notícias

2º dia de Assembleia Geral: episcopado avalia regimento interno da CNBB

A 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acontece entre os dias 19 e 28 de abril, em Aparecida (SP)

Escrito por Guilherme Gomes

20 ABR 2023 - 00H26 (Atualizada em 20 ABR 2023 - 14H46)

Victória Holzbach/CNBB Sul 3

Leia MaisSanto Terço e Missa concluem primeiro dia da Assembleia GeralCNBB avaliou os últimos quatro anos da Igreja no Brasil Os bispos brasileiros, reunidos em Aparecida (SP) para a 60ª Assembleia Geral da CNBB, continuam seus trabalhos nesta quinta-feira (20), no Santuário Nacional.

As atualizações realizadas no regimento interno da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) serão avaliadas pelo episcopado brasileiro durante o segundo dia de Assembleia.

O novo regimento da CNBB vem sendo trabalhado por uma comissão específica desde a aprovação do novo estatuto da Conferência, em 8 de dezembro de 2022.

De acordo com o artigo nº 89, o estatuto prevê que o regimento interno seja “revisto, adequando-se às novas normas estatutárias, no prazo de um ano a partir de sua entrada em vigor”.

Victória Holzbach/CNBB Sul 3
Victória Holzbach/CNBB Sul 3



O
episcopado brasileiro, portanto, durante o período da manhã, no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, irá apreciar e apontar acréscimos no texto do regimento em vista da aprovação da versão final do documento.

Uma vez aprovado, durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, a presidência da entidade promulgará o novo regimento interno, sem a necessidade de enviar o documento para validação da Santa Sé.

Ainda no período da manhã, as Comissões Episcopais de Liturgia e também a de Doutrina da Fé terão momentos para apresentar suas atividades e suas contribuições para a Igreja no Brasil.

Coletiva de Imprensa

No período da tarde, a tradicional coletiva de imprensa acontecerá às 15h, na Sala de Coletivas, com a presença de três bispos da Conferência:

Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS), falará sobre o processo de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE);

Dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá (PR), apresenta a tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romano, aprovada pela Santa Sé;

Dom Pedro Cipollini, bispo de Santo André (SP), faz um balanço das atividades realizadas pela Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB.

A coletiva de imprensa será transmitida no canal do YouTube do Portal A12.

Celebrações no Santuário

Os bispos rezarão o terço no Altar Central do Santuário Nacional, às 18h; e às 18h30 participam da celebração eucarística. Desta vez, a Santa Missa com vésperas será dedicada aos bispos de recente nomeação e será presidida por Dom Reginei José Modolo, bispo auxiliar de Curitiba (PR).

.:: Acompanhe as notícias da 60ª Assembleia Geral da CNBB!

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...