Leia MaisSanto Terço e Missa concluem primeiro dia da Assembleia GeralCNBB avaliou os últimos quatro anos da Igreja no Brasil Os bispos brasileiros, reunidos em Aparecida (SP) para a 60ª Assembleia Geral da CNBB, continuam seus trabalhos nesta quinta-feira (20), no Santuário Nacional.
As atualizações realizadas no regimento interno da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) serão avaliadas pelo episcopado brasileiro durante o segundo dia de Assembleia.
O novo regimento da CNBB vem sendo trabalhado por uma comissão específica desde a aprovação do novo estatuto da Conferência, em 8 de dezembro de 2022.
De acordo com o artigo nº 89, o estatuto prevê que o regimento interno seja “revisto, adequando-se às novas normas estatutárias, no prazo de um ano a partir de sua entrada em vigor”.

O episcopado brasileiro, portanto, durante o período da manhã, no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, irá apreciar e apontar acréscimos no texto do regimento em vista da aprovação da versão final do documento.
Uma vez aprovado, durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, a presidência da entidade promulgará o novo regimento interno, sem a necessidade de enviar o documento para validação da Santa Sé.
Ainda no período da manhã, as Comissões Episcopais de Liturgia e também a de Doutrina da Fé terão momentos para apresentar suas atividades e suas contribuições para a Igreja no Brasil.
Coletiva de Imprensa
No período da tarde, a tradicional coletiva de imprensa acontecerá às 15h, na Sala de Coletivas, com a presença de três bispos da Conferência:
• Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS), falará sobre o processo de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE);
• Dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá (PR), apresenta a tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romano, aprovada pela Santa Sé;
• Dom Pedro Cipollini, bispo de Santo André (SP), faz um balanço das atividades realizadas pela Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB.
A coletiva de imprensa será transmitida no canal do YouTube do Portal A12.
Celebrações no Santuário
Os bispos rezarão o terço no Altar Central do Santuário Nacional, às 18h; e às 18h30 participam da celebração eucarística. Desta vez, a Santa Missa com vésperas será dedicada aos bispos de recente nomeação e será presidida por Dom Reginei José Modolo, bispo auxiliar de Curitiba (PR).
No Angelus, Papa destaca São José como modelo de fé
O Papa Leão XIV convidou os fiéis a se inspirarem em São José para viver os últimos dias do Advento preparando o coração para o Natal.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário litúrgico.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.