Notícias

Santo Terço e Missa concluem primeiro dia da Assembleia Geral

Escrito por Alberto Andrade

19 ABR 2023 - 19H43 (Atualizada em 20 ABR 2023 - 08H24)

Gustavo Cabral - A12

O primeiro dia de trabalhos da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi encerrado com a Santa Missa no Altar Central do Santuário Nacional.

Leia MaisVocê sabe quantos bispos o Brasil tem? Antes da celebração, no início da noite desta quarta-feira (19) os mistérios gloriosos do Santo Terço foram recitados pelos bispos presentes na Casa da Mãe Aparecida.

O momento oracional mariano foi conduzido pelo missionário redentorista Irmão Alan Patrick Zuccherato, com diversas intenções, dentre elas o Ano Vocacional, os povos indígenas, entre outras.

A Missa foi presidida por Dom Walmor Oliveira Azevedo, presidente da CNBB, e concelebrada pelos outros membros da presidência, Dom Jaime Spengler, Dom Mário Antônio Silva e Dom Joel Portella Amado.

A grande novidade desta celebração é que pela primeira vez foi utilizada a nova tradução do Missal Romano, aprovada em março de 2023 pela Santa Sé. 

Gustavo Cabral - A12
Gustavo Cabral - A12


"O nosso agradecimento se estende a cada pessoa que desde 2003 se empenhou neste processo de tradução! Nós participamos ativamente, acolhendo, propondo e aprovando as partes traduzidas. Por isso, hoje, em nossa reunião, no primeiro dia, utilizamos os textos desta terceira edição do Missal Romano na sua fidelidade ao latim e a nossa língua portuguesa!", enfatizou Dom Edmar Peron, referencial da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB.

Coração peregrino de amor

Dom Walmor iniciou a homilia falando da relevância da Assembleia Geral para cada cristão católico no Brasil, e da 60ª edição ser novamente realizada na Capital Mariana da Fé.

"Aqui chegamos e estamos como peregrinos. Sem coração de peregrino, a palavra de Deus não encharca o nosso coração. Por isso, adentrar ao Santuário Nacional, contemplar e sentir a presença de nossa Mãe Aparecida é encharcar o nosso coração para que a força dessa Palavra nos atinja e consigamos dar a resposta que o mundo precisa, que a Igreja nos confia e que é a razão de nossa missão e vocação. E que esses dias de encontro, partilha e fraternidade sejam uma oportunidade bonita de sermos discípulos que Deus espera de nós".

Gustavo Cabral - A12
Gustavo Cabral - A12

O Arcebispo de Belo Horizonte, à luz do Evangelho de hoje, ressaltou a força de uma das mensagens mais impactantes que a Sagrada Escritura nos diz, que Deus nos ama e quer a salvação e a felicidade de todos pela participação na vida divina.

"Este é o nosso desafio: ser a Igreja no coração do mundo que o ajuda a viver esse modo de ser, pela força de uma experiência de encontro com Cristo, que toca o coração de forma mais profunda!

O que está hospedado no coração de cada um de nós? Cristo é quem deve estar hospedado, para vivermos uma experiência de grande transformação e assim pela força do testemunho, dar ao povo de Deus a possibilidade de um novo modo de viver pelo seguimento de Cristo.

Há muitos na contramão, sem compreender a riqueza desta proposta de Cristo. Por isso, somos peregrinos missionários, indo ao encontro das pessoas. Precisamos contribuir com nossa própria vida, por não se tratar de um modo de viver para dentro de nós mesmo, em zonas de conforto, mas em uma transformação, para sermos instrumentos desse amor no coração do mundo!".



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...