Em sessão virtual realizada na última quinta-feira (25), o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiu sobre o formato de realização da 60ª Assembleia Geral da entidade.
Leia MaisCNBB escolhe Goiânia como sede do próximo Congresso EucarísticoCNBB celebra 71 anos de comunhão, participação e missão em nossa IgrejaAparecida recebe Assembleia de Igrejas Particulares paulistas da CNBBO episcopado brasileiro escolheu o tradicional encontro com 10 dias de duração, presencialmente, de 19 a 28 de abril de 2023, e novamente no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida. Caso seja necessária a realização de uma segunda etapa, dessa vez virtual, entre os dias 21 e 25 de agosto de 2023.
Até o momento, são oito temas na pauta da Assembleia de 2023, entre eles a eleição dos membros da Presidência e dos presidentes das 12 Comissões Episcopais Pastorais. Assim, a escolha levou em consideração a necessidade de debater os temas, garantir os momentos de oração e de convivência entre o episcopado.
O que é a Assembleia Geral da CNBB?
A versão atual do Documento 70 da CNBB descreve a Assembleia Geral como “órgão supremo da CNBB, expressão e realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”, com a finalidade de realizar os “objetivos da CNBB, para o bem do povo de Deus” e para fazer “crescer a comunhão e a participação”.
Segundo o que indica o texto, “a Assembleia Geral tratará de assuntos pastorais de ordem espiritual e de ordem temporal e os problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, sempre na perspectiva da evangelização”.

Neste ano, entre 29 de agosto a 2 de setembro, a 59ª Assembleia reuniu novamente os bispos do Brasil em Aparecida, com o objetivo cumprido pela votação de documentos que, devido à pandemia, exigiam a presencialidade, como a do Estatuto da CNBB e outros que não puderam ser votados durante a primeira etapa da Assembleia Geral.
Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, iniciou as falas da última coletiva agradecendo o trabalho dos jornalistas durante a Assembleia da CNBB. O Arcebispo de Belo Horizonte (MG) também falou sobre a importância da etapa presencial da Assembleia.
“Essa etapa presencial ganhou uma grande importância. Uma importância ainda maior exatamente porque, depois de 3 anos, voltamos ao Santuário Nacional de Aparecida para nos encontrarmos e vivermos a experiência bonita daquilo que é o mais importante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: a comunhão entre nós”, disse Dom Walmor.
Arquivo A celebra os 70 anos da CNBB
Fonte: CNBB
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.