Notícias

60ª Assembleia Geral da CNBB tem data definida

Também foi aprovado o tradicional formato de 10 dias de encontro presencial do episcopado brasileiro, realizado mais uma vez em Aparecida (SP)

Escrito por Redação A12

25 NOV 2022 - 10H28 (Atualizada em 25 NOV 2022 - 10H57)

CNBB

Em sessão virtual realizada na última quinta-feira (25), o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiu sobre o formato de realização da 60ª Assembleia Geral da entidade.

Leia MaisCNBB escolhe Goiânia como sede do próximo Congresso EucarísticoCNBB celebra 71 anos de comunhão, participação e missão em nossa IgrejaAparecida recebe Assembleia de Igrejas Particulares paulistas da CNBBO episcopado brasileiro escolheu o tradicional encontro com 10 dias de duração, presencialmente, de 19 a 28 de abril de 2023, e novamente no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida. Caso seja necessária a realização de uma segunda etapa, dessa vez virtual, entre os dias 21 e 25 de agosto de 2023.

Até o momento, são oito temas na pauta da Assembleia de 2023, entre eles a eleição dos membros da Presidência e dos presidentes das 12 Comissões Episcopais Pastorais. Assim, a escolha levou em consideração a necessidade de debater os temas, garantir os momentos de oração e de convivência entre o episcopado.

O que é a Assembleia Geral da CNBB?

A versão atual do Documento 70 da CNBB descreve a Assembleia Geral como “órgão supremo da CNBB, expressão e realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”, com a finalidade de realizar os “objetivos da CNBB, para o bem do povo de Deus” e para fazer “crescer a comunhão e a participação”.

Segundo o que indica o texto, “a Assembleia Geral tratará de assuntos pastorais de ordem espiritual e de ordem temporal e os problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, sempre na perspectiva da evangelização.

Rian Torres - A12
Rian Torres - A12


Neste ano, entre 29 de agosto a 2 de setembro, a 59ª Assembleia reuniu novamente os bispos do Brasil em Aparecida, com o objetivo cumprido pela votação de documentos que, devido à pandemia, exigiam a presencialidade, como a do Estatuto da CNBB e outros que não puderam ser votados durante a primeira etapa da Assembleia Geral.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, iniciou as falas da última coletiva agradecendo o trabalho dos jornalistas durante a Assembleia da CNBB. O Arcebispo de Belo Horizonte (MG) também falou sobre a importância da etapa presencial da Assembleia.

“Essa etapa presencial ganhou uma grande importância. Uma importância ainda maior exatamente porque, depois de 3 anos, voltamos ao Santuário Nacional de Aparecida para nos encontrarmos e vivermos a experiência bonita daquilo que é o mais importante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: a comunhão entre nós, disse Dom Walmor.

Arquivo A celebra os 70 anos da CNBB


Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...