Notícias

A12 tem nova direção

Escrito por Eduardo Gois

17 MAR 2021 - 10H33 (Atualizada em 17 MAR 2021 - 15H23)

A12

É através do A12, um portal de notícias e um dos maiores veículos produtores de conteúdo de inspiração católica do Brasil, que devotos de Nossa Senhora Aparecida e o público que se interessa por Igreja, formação humana e cristã acessam os conteúdos do Santuário Nacional, Rádio e TV Aparecida, Missionários Redentoristas e Editora Santuário, entre outros sites oficiais ligados ao grupo.

mais de 10 anos no ar, o portal agora está sob nova direção. Quem assume o trabalho e a missão é o Frater Jonas Luiz de Pádua, com a responsabilidade de encaminhar a missão no veículo de comunicação que mais cresce e se transforma. O Portal conta hoje com cerca de 50 milhões de acessos por ano e uma equipe composta por 33 profissionais, de diversas áreas. São jornalistas, designers, videomakers, analistas de mídias sociais, de dados, da área de web, suporte técnico e tecnológico. 

Dentro deste contexto, o A12 traz para você mais detalhes sobre esta nova fase, em um bate-papo com o novo diretor

A12 - Assumir a direção do Portal A12 representa qual significado para a sua missão? E o que espera dos próximos anos?

Frater Jonas Luiz Pádua - É uma grande responsabilidade que dedico a Nossa Senhora Senhora Aparecida, sentido do nosso agir comunicativo a partir do Santuário Nacional. Sinto-me grato pela oportunidade e confiança da Província Redentorista de São Paulo para contribuir neste serviço, bem como de meus confrades que atuam na Rede Aparecida de Comunicação e no Santuário Nacional de Aparecida. Trata-se de uma missão que não se realiza sozinho, mas com muitas pessoas em diversos setores, com seus dons, carismas e profissionalismo. Espero que nos próximos anos sejamos mais dialógicos e pontes de convergência midiática: rádio, TV e internet (Portal A12), como a Rede Aparecida de Comunicação nos convida, entendendo as linguagens de cada veículo e, ao mesmo tempo, otimizando estruturas, pessoas, projetos e produções em comum.

A12 - A escolha de se tornar um padre redentorista aconteceu de que forma?

Frater Jonas Pádua - Minha paróquia de origem, em Inconfidentes (MG), é de São Geraldo Magela, um santo redentorista. Neste sentido, em sua festa de outubro ou durante a Semana Santa, na maioria das vezes, era convidado um Missionário Redentorista para participar, a fim de levar a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Em uma delas, no ano de 2001, quando estava cursando a 2ª série do Ensino Fundamental, eu era coroinha na paróquia e conheci um Redentorista. Chamou-me atenção um padre com as mesmas vestimentas de São Geraldo (nosso hábito) e com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Minha mãe, a partir de seu conhecimento na época, disse-me que era um padre Missionário Redentorista, cuja missão era levar a Imagem de Nossa Senhora Aparecida para onde pedir, a fim de propagar a sua devoção. Assim, no meu pequeno conhecimento, disse "então, quero ser padre". O tempo foi passando e o desejo de ser padre foi ficando quietinho dentro de mim. Daí, na minha adolescência, queria descobrir e desbravar os mundos que me encantavam: estudo, voleibol, teatro, judô, matemática, Igreja e até observar os apresentadores de televisão. Até que, em 2006, em um Domingo de Ramos, em que fui leitor na missa, conheci dois Missionários Redentoristas que me apresentaram o Secretariado Vocacional e me provocaram sobre o sentido e futuro de minha vida. Fizeram-me lembrar de quando estava na 2ª série do Ensino Fundamental e que queria ser Missionário Redentorista. A partir de então, comecei meu processo de acompanhamento e discernimento vocacional na Congregação, ingressando no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP) em 2008, para estudar o 1º ano do Ensino Médio.

“ Meu coração está agradecido e desejoso para servir” Frater Jonas, C.Ss.R.

A12 - Neste tempo de preparação para o sacerdócio, o que mais marcou a sua vida?

Frater Jonas Pádua - Muitas coisas marcaram a minha vida de formação inicial. Mas o que mais me marca até hoje é sentir o amparo simples e humilde de Nossa Senhora Aparecida na minha caminhada vocacional, por meio de pessoas que menos espero encontrar e em lugares não esperados. Quando me desprendo de querer controlar a minha vida, permito Deus controlá-la e comunicar comigo na simplicidade e no cotidiano da vida. Por isso, chegar onde estou chegando (o sacerdócio) não é nenhum mérito meu. Pelo contrário, é graça e misericórdia de Deus e de Nossa Senhora, para servir mais as pessoas, a Igreja e a Congregação do Santíssimo Redentor onde necessitar.

Gustavo Cabral/A12
Gustavo Cabral/A12
Redação do Portal


A12 - A comunicação católica na internet hoje traz quais desafios e perspectivas? Qual a sua opinião?

Frater Jonas - Sinto que, enquanto Igreja e comunicação católica na internet, estamos tímidos ou subestimamos a potência da comunicação digital. Ainda pensamos os processos comunicativos analogicamente. Além disso, tem-se uma ideia de que, para comunicar na internet, basta criar um perfil/canal em redes sociais ou colocar em sites conteúdos pensados para outras plataformas, e não é bem assim. A internet, por ser "on-line", tem uma linguagem própria de comunicação que diverge das mídias tradicionais que conhecemos, como rádio e televisão, "off-line". Por isso, um grande desafio é pensar estrategicamente na convergência das mídias de comunicação que conhecemos, de modo a trabalhar em conjunto, pois a perspectiva é que os veículos se digitalizem para continuar atuando. Isso se dará não apenas com boa infraestrutura ou bons aparelhos tecnológicos, mas também, e sobretudo, com formação de consciência e de cultura, no que diz respeito ao modo de fazer comunicação.

A12- Gostaria de ressaltar mais aspectos sobre este momento em sua vida pessoal, missionária e profissional? 

Frater Jonas - Agradeço a oportunidade da partilha. Queria apenas ressaltar que o meu coração está agradecido e desejoso para servir!


share  Gostou da novidade? Deixe seu recado aqui nos comentários!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Gois, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...