Com a chegada do mês de agosto, também se inicia na Igreja o Mês Vocacional. A iniciativa da Igreja Católica visa conscientizar sobre a responsabilidade compartilhada na vida da comunidade perante o processo vocacional.
Em cada domingo do mês é celebrada uma vocação, sendo:
Primeiro domingo: sacerdócio e os ministérios ordenados
Segundo domingo: matrimônio e vocação familiar (junto à Semana Nacional da Família)
Terceiro domingo: vida consagrada
Quarto domingo: vocação dos leigos
Com o tema “Cristo vive! somos suas testemunhas”, todas as Igrejas do Brasil começam a celebrar o Mês.
Na Arquidiocese de São Paulo, a Missa que estabeleceu o início da celebração foi presidida no domingo, 31 de julho, pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, e concelebrada por Dom Ângelo Ademir Mezzari, Dom Cícero Alves de França e Dom Rogério Augusto das Neves, Bispos Auxiliares de São Paulo, além dos padres do clero da Arquidiocese, na Catedral Metropolitana de São Paulo.
“Este é um mês dedicado à reflexão sobre o fato de que somos um povo chamado, de vocacionados por Deus à fé, à vida cristã, portanto, com muitos dons, com graças que Deus nos dá para testemunharmos e anunciarmos o Evangelho”, diz o Arcebispo durante a Eucaristia.
De acordo com o jornal O São Paulo, a celebração também contou com o rito que determina uma das etapas do processo formativo dos futuros ministros ordenados da Arquidiocese de São Paulo, em que Dom Odilo conferiu os ministérios de leitor e acólito.
Programação na Arquidiocese com foco no Mês Vocacional
02/08 - Live com Dom Odilo sobre o sentido e o compromisso do mês vocacional. Disponível nas plataformas digitais da Arquidiocese de São Paulo
13/08 – Santa Missa com os coroinhas e acólitos, na Catedral da Sé
28/08 – Dia para reflexões acerca das diferentes vocações na Igreja, no Santuário São Judas Tadeu
De acordo com o Padre José Carlos, também nas regiões episcopais e setores pastorais estão programadas diferentes atividades referentes ao mês vocacional. Confira mais informações aqui.
Reflexão da Semana: ser próximo como o Bom Samaritano
Na parábola do bom samaritano, reflita o ensinamento de Jesus sobre a verdadeira fé se revelar na misericórdia concreta.
Leão XIV diz que uso da Inteligência Artificial deve respeitar valores humanos
Papa envia mensagem à Cúpula da Inteligência Artificial para o Bem e destaca que a IA deve ser aliada e respeitar a riqueza das relações humanas.
Envelhecer bem é possível, mas como?
O livro “A Arte de Envelhecer” mostra como chegar aos 60 anos com dignidade e traz reflexões atuais sobre a terceira idade no Brasil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.