Notícias

Acolher bem na catequese: o primeiro sinal da presença de Cristo

Escrito por Redação A12

05 FEV 2025 - 15H16 (Atualizada em 05 FEV 2025 - 16H50)

Krakenimages.com/ shutterstock.

A acolhida é o primeiro sinal da presença de Cristo no encontro catequético. O acolhimento vai além da simpatia ou empatia, pois é uma presença atenta e cheia de amor. Envolve escutar com interesse e acolher o outro de maneira constante e verdadeira.

Não há catequese sem acolhimento, pois o catequizando precisa sentir-se aceito para, então, abrir-se ao encontro com Deus. O catequista, ao acolher, manifesta confiança nos catequizandos e pode demonstrar o valor de cada um com seu jeito próprio de ser, ajudando-os a crescer na fé.

Essa atitude não deve se restringir apenas aos encontros, mas precisa ser um compromisso constante na vida do catequista e da comunidade. A acolhida deve alcançar a todos, inclusive os que estão afastados da fé, mostrando que a Igreja é um lugar de amor e reconciliação.

godongphoto/ shutterstock
godongphoto/ shutterstock


Gestos de Acolhida

- Visite as famílias dos catequizandos em momentos especiais, como aniversários e períodos de luto.

- Utilize a internet ou o telefone para demonstrar atenção e proximidade.

- Esteja presente antes e depois dos encontros, interagindo com os catequizandos, ouvindo suas histórias e demonstrando interesse por suas vidas.

Acolhimento na vida e missão de Jesus

Na época de Jesus, muitos eram excluídos. Os pobres, pecadores e doentes eram considerados impuros e indignos de se aproximar de Deus.

No entanto, Jesus rompeu essa lógica e acolheu a todos, demonstrou que o Reino de Deus se constrói por meio da inclusão e no amor.

Dois exemplos desse acolhimento são:

• O encontro com a samaritana (Jo 4,1-26): Jesus dialoga com uma mulher samaritana, algo impensável para a cultura da época. Ele a escuta, compreende sua realidade e lhe revela a verdade sobre a água viva, que sacia plenamente a sede espiritual.

Zaqueu (Lc 19,5): Ao passar por Jericó, Jesus se dirige a Zaqueu, um cobrador de impostos desprezado pelo povo. Ele não apenas fala com Zaqueu, mas se convida para estar em sua casa, demonstrando que a salvação chega para todos que se abrem ao amor de Deus.

Acesse aqui diversos conteúdos para a catequese

Fonte: Semeando Catequese

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...