Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 25 SET 2018 - 09H43

Aparecida e Círio de Nazaré, devoções de outubro

A12/Thiago Leon e Shutterstock
A12/Thiago Leon e Shutterstock

A devoção mariana durante o mês de outubro movimenta duas cidades brasileiras, em proporções numéricas gigantescas.

Em Aparecida (SP), onde a devoção a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, teve início em 1717, a cidade chega a quintuplicar a sua população com a visita dos romeiros no dia 12 de outubro, data em que a solenidade em honra à Virgem Negra é celebrada.

No Norte do país, a capital do Pará, Belém, concentra a maior manifestação católica do Brasil e está entre as maiores do mundo: o Círio de Nazaré. No segundo domingo de outubro, a cidade se prepara para acolher os cerca de dois milhões de devotos de Nossa Senhora de Nazaré.

As duas realidades marcam as manifestações dos fieis. São muitos os que trazem suas ofertas em agradecimento por uma graça alcançada, caminham longas distâncias para demonstrar seu amor, com lágrimas e cantos de louvor emocionados à Mãe de Jesus e seu Filho.

Romarias

Ser devoto tem lá suas exigências, e participar das procissões é uma delas.

Na Casa da Mãe Aparecida, quatro procissões reúnem os devotos ao longo da Festa da Padroeira. A mais aguardada é a Procissão Memória, que acontece sempre na véspera da solenidade de Nossa Senhora Aparecida. A caminhada, iluminada pelas velas dos devotos, sai do Santuário Nacional e segue até o Porto Itaguaçu, para reviver a história da pesca milagrosa da Imagem às margens do rio Paraíba do Sul.

Aparecida | Confira os números da Festa da Padroeira

Já para quem vai ao Círio de Nazaré, é bom preparar o fôlego. 12 procissões acontecem durante o mês e, de forma intensa, nos dias que antecedem a procissão do segundo domingo. Também na véspera da grande festa, uma multidão já se concentra para uma sequência de procissões.

A Imagem Peregrina é seguida pelos devotos com a Romaria Rodoviária, depois com a Romaria Fluvial nas águas da Baía de Guajará, que depois se encontra com a Moto Romaria. Ao final dessa demonstração de fé, ocorre a descida da Imagem, para ficar mais perto dos devotos, e a Transladação da Imagem Peregrina, a segunda maior romaria da festa. Essa caminhada percorre apenas 3,75 quilômetros, mas tem duração de 5h30, e reúne 1,4 milhões de pessoas. A procissão do segundo domingo é o ponto alto e une mais de dois milhões de devotos num percurso com quase seis horas de duração até a Basílica Santuário.

Shutterstock.
Shutterstock.

Aparecida e Círio no A12

Diretamente de Aparecida e de Belém do Pará, o A12 vai mostrar todos os detalhes dessas grandiosas celebrações de fé e amor à Mãe de Jesus. No Círio de Nazaré, contamos com a parceria da Catedral Viagens. 

Na página A12.com/Padroeira você já encontra todo o conteúdo da Festa de Nossa Senhora Aparecida.

Em Belém do Pará, nossa equipe de reportagem traz informações de 09 a 14 de outubro, quando ocorre a grande festa do Círio de Nazaré

Acompanhe cada celebração e interaja por meio de nossas redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.