Na próxima segunda-feira (15) a Arquidiocese de Brasília, no Distrito Federal, vai lançar a ação de combate à pobreza “Partilha Brasília”. A proposta nasceu por meio do arcebispo Dom Paulo Cezar Costa, para mobilizar diferentes atores sociais da iniciativa privada e do setor público em um movimento de defesa dos mais necessitados. O lançamento está marcado para as 10h na sede da Cúria Metropolitana. Leia MaisPratos vazios em mesas cheias: a grave situação de fome no BrasilA tragédia da fome no Brasil
Essa ação é fruto de um olhar para uma pesquisa nacional divulgada há cerca de dois meses. A pesquisa apontava que mais da metade da população brasileira está em situação de insegurança alimentar e 33 milhões de pessoas passam fome.
De acordo com Dom Paulo Cezar a proposta surgiu na celebração de Corpus Christi deste ano:
“Percebemos que não podemos continuar a celebrar e a participar da Eucaristia com a consciência tranquila, mediante esta situação. Compartilhamos essa realidade com o Governo da Arquidiocese e com os padres, na reunião do clero e assim nasceu o projeto”, explicou Dom Paulo Cezar.
O presidente das Obras de Assistência e de Serviço Social da Arquidiocese (Oassab), frei Rogério Soares, disse que após a ideia de Dom Paulo ter sido apresentada, foram iniciadas as articulações para viabilizar o projeto por meio de convites e do envolvimento de vários parceiros. Ele fez questão de dizer que se trata de uma atitude cristã, bíblica, bem como uma ação de cidadania e defesa do bem comum.
“A ideia é que venha mais gente, mais instituições e que possamos ter ações de enfrentamento à desigualdade e à pobreza com intervenções exitosas e eficazes também na oferta de atividades de qualificação técnica, formação profissional e pela oferta de microcrédito”, explicou.
As ações serão desenvolvidas por meio do Vicariato Social e poderão envolver todas as paróquias da Arquidiocese e as Obras Assistenciais da Arquidiocese de Brasília (Oassab), além de associações, congregações e parceiros externos.
“Responderemos às necessidades imediatas através da doação de cestas básicas, mas queremos ajudar as pessoas a saírem de sua situação, a serem sujeitos da própria história. Queremos, como nos pede papa Francisco, ser uma Igreja missionária, uma Igreja que vai ao encontro das periferias humanas e existenciais”, completou o arcebispo.
Fonte: Arquidiocese de Brasília
Por que celebra-se a memória de Maria, Mãe da Igreja?
A memória de Nossa Senhora, Mãe da Igreja, ganha destaque após Pentecostes. Entenda o significado da celebração instituída pelo Papa Francisco!
Oração a Maria, Mãe da Igreja escrita pelo Papa Francisco
A memória litúrgica de Maria, Mãe da Igreja, celebrada em 25 de maio, convida os fiéis a seguir o exemplo de Maria, firme na fé e perseverante diante da Cruz.
Livro sobre autismo propõe novo olhar terapêutico
"Autismo em perspectiva na Psicoterapia Gestaltista" apresenta uma nova perspectiva sobre o espectro e destaca o papel das relações humanas na psicoterapia
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.