Notícias

Arquidiocese de Brasília lança ação de combate à pobreza

A ação é fruto de um olhar atento para uma pesquisa que mostra a realidade da fome no Brasil

Escrito por Redação A12

11 AGO 2022 - 15H12 (Atualizada em 12 AGO 2022 - 08H34)

Andre Sardisco/ Shutterstock

Na próxima segunda-feira (15) a Arquidiocese de Brasília, no Distrito Federal, vai lançar a ação de combate à pobreza “Partilha Brasília”. A proposta nasceu por meio do arcebispo Dom Paulo Cezar Costa, para mobilizar diferentes atores sociais da iniciativa privada e do setor público em um movimento de defesa dos mais necessitados. O lançamento está marcado para as 10h na sede da Cúria Metropolitana. Leia MaisPratos vazios em mesas cheias: a grave situação de fome no BrasilA tragédia da fome no Brasil

Essa ação é fruto de um olhar para uma pesquisa nacional divulgada há cerca de dois meses. A pesquisa apontava que mais da metade da população brasileira está em situação de insegurança alimentar e 33 milhões de pessoas passam fome.

De acordo com Dom Paulo Cezar a proposta surgiu na celebração de Corpus Christi deste ano:

Percebemos que não podemos continuar a celebrar e a participar da Eucaristia com a consciência tranquila, mediante esta situação. Compartilhamos essa realidade com o Governo da Arquidiocese e com os padres, na reunião do clero e assim nasceu o projeto”, explicou Dom Paulo Cezar.

O presidente das Obras de Assistência e de Serviço Social da Arquidiocese (Oassab), frei Rogério Soares, disse que após a ideia de Dom Paulo ter sido apresentada, foram iniciadas as articulações para viabilizar o projeto por meio de convites e do envolvimento de vários parceiros. Ele fez questão de dizer que se trata de uma atitude cristã, bíblica, bem como uma ação de cidadania e defesa do bem comum.

A ideia é que venha mais gente, mais instituições e que possamos ter ações de enfrentamento à desigualdade e à pobreza com intervenções exitosas e eficazes também na oferta de atividades de qualificação técnica, formação profissional e pela oferta de microcrédito”, explicou.

As ações serão desenvolvidas por meio do Vicariato Social e poderão envolver todas as paróquias da Arquidiocese e as Obras Assistenciais da Arquidiocese de Brasília (Oassab), além de associações, congregações e parceiros externos.

Responderemos às necessidades imediatas através da doação de cestas básicas, mas queremos ajudar as pessoas a saírem de sua situação, a serem sujeitos da própria história. Queremos, como nos pede papa Francisco, ser uma Igreja missionária, uma Igreja que vai ao encontro das periferias humanas e existenciais”, completou o arcebispo.

Fonte: Arquidiocese de Brasília

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.