Na próxima segunda-feira (15) a Arquidiocese de Brasília, no Distrito Federal, vai lançar a ação de combate à pobreza “Partilha Brasília”. A proposta nasceu por meio do arcebispo Dom Paulo Cezar Costa, para mobilizar diferentes atores sociais da iniciativa privada e do setor público em um movimento de defesa dos mais necessitados. O lançamento está marcado para as 10h na sede da Cúria Metropolitana. Leia MaisPratos vazios em mesas cheias: a grave situação de fome no BrasilA tragédia da fome no Brasil
Essa ação é fruto de um olhar para uma pesquisa nacional divulgada há cerca de dois meses. A pesquisa apontava que mais da metade da população brasileira está em situação de insegurança alimentar e 33 milhões de pessoas passam fome.
De acordo com Dom Paulo Cezar a proposta surgiu na celebração de Corpus Christi deste ano:
“Percebemos que não podemos continuar a celebrar e a participar da Eucaristia com a consciência tranquila, mediante esta situação. Compartilhamos essa realidade com o Governo da Arquidiocese e com os padres, na reunião do clero e assim nasceu o projeto”, explicou Dom Paulo Cezar.
O presidente das Obras de Assistência e de Serviço Social da Arquidiocese (Oassab), frei Rogério Soares, disse que após a ideia de Dom Paulo ter sido apresentada, foram iniciadas as articulações para viabilizar o projeto por meio de convites e do envolvimento de vários parceiros. Ele fez questão de dizer que se trata de uma atitude cristã, bíblica, bem como uma ação de cidadania e defesa do bem comum.
“A ideia é que venha mais gente, mais instituições e que possamos ter ações de enfrentamento à desigualdade e à pobreza com intervenções exitosas e eficazes também na oferta de atividades de qualificação técnica, formação profissional e pela oferta de microcrédito”, explicou.
As ações serão desenvolvidas por meio do Vicariato Social e poderão envolver todas as paróquias da Arquidiocese e as Obras Assistenciais da Arquidiocese de Brasília (Oassab), além de associações, congregações e parceiros externos.
“Responderemos às necessidades imediatas através da doação de cestas básicas, mas queremos ajudar as pessoas a saírem de sua situação, a serem sujeitos da própria história. Queremos, como nos pede papa Francisco, ser uma Igreja missionária, uma Igreja que vai ao encontro das periferias humanas e existenciais”, completou o arcebispo.
Fonte: Arquidiocese de Brasília
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.