Leia MaisNova Presidência da CNBB toma posse no encerramento da 60ª Assembleia GeralVídeo exclusivo mostra os bastidores da 60ª Assembleia Geral dos Bispos A 60ª Assembleia Geral da CNBB chega ao seu último dia de atividades, nesta sexta-feira (28), após reunir 483 bispos, entre ativos e eméritos, no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP).
Na última coletiva de imprensa, no fim da manhã, na Sala de Coletivas, a nova Presidência da Conferência faz o seu primeiro pronunciamento aos jornalistas.
Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), novo presidente da CNBB, Dom João Justino, arcebispo de Goiânia (GO), novo primeiro vice-presidente da CNBB, Dom Paulo Jackson, arcebispo de Garanhuns (PE), novo segundo vice-presidente da CNBB e Dom Ricardo Hoepers, novo secretário-geral da Conferência falaram por pouco mais de quarenta minutos com a imprensa.
O recém empossado presidente saudou e agradeceu a presença dos jornalistas no local e fez um pequeno resumo daquilo que aconteceu nos dez dias de trabalhos em Aparecida.
“Nós tivemos uma agenda bastante complexa, eu diria, e também as eleições para a presidência, para as comissões, delegados para o CELAM e delegados para o Sínodo. Esse processo exigiu muito de nós”, disse Dom Jaime.

Em resposta ao A12, Dom Jaime falou sobre a proporção daquilo que será continuidade de trabalho para a nova Presidência em relação àquilo que vem como novidade e fôlego novo com a chegada dos demais membros da Presidência para o próximo quadriênio.
“O objetivo é dar continuidade a um trabalho que já vem sendo feito, seja numa dimensão mais interna, de promoção da sinodalidade, de comunhão, participação e missão”, disse.
Dom Jaime foi questionado pelos jornalistas sobre o atual cenário de polarização no país e em como a CNBB pode auxiliar enquanto Igreja. O arcebispo afirmou que é preciso que o episcopado promova um trabalho no seio da Igreja de conciliação e comunhão.
“Nós temos famílias, comunidades e expressões do clero divididas, portanto é um trabalho desafiador e complexo ao mesmo tempo”, respondeu.
No fim, ao ter a palavra final, Dom Jaime falou sobre gratidão e incentivo.
“Instiguem-nos, ajudem-nos para que possamos levar a missão que não é só nossa, mas de todos nós”, disse.
E continuou:
“Para que possamos levar, a bom termo, a missão que não é só nossa, mas é de todos nós. Isso é promover vida, verdade para que, talvez, os filhos e netos da atual geração possam ter um Brasil melhor”, finalizou Dom Jaime.
.:: Assista o primeiro pronunciamento da nova Presidência da CNBB:
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.