O autismo é uma questão de difícil compreensão para muitas famílias e está em um lugar de destaque em pesquisas e discussões voltadas para a infância e adolescência, principalmente.
Um autista pode apresentar dificuldades para iniciar e manter um diálogo, tende a se concentrar no mundo dos pensamentos, em seus próprios sentimentos, com perda, em maior ou menor grau, da relação com as exigências do que está ao seu redor.
“Perceber o outro, o que está diante, para os denominados autistas, é quase uma impossibilidade. É, no mínimo, um risco, mas é pela remoção de barreiras, pelo estabelecimento de possibilidades de outras percepções, que o quadro é mudado”, afirma a autora Vera Felicidade.
No livro “Autismo em perspectiva na Psicoterapia Gestaltista”, a autora, psicóloga que criou a Psicoterapia Gestaltista, quer contribuir com novos aportes à temática ao tratá-la dentro de uma perspectiva relacional perceptiva.
Essa é uma ótima indicação de leitura que o Portal A12 traz, em parceria com a Editora Ideias e Letras, para profissionais, psicoterapeutas, professores, familiares de pessoas autistas e quem mais desejar se aprofundar no universo deste assunto.
De acordo com a obra, a Organização Mundial da Saúde (OMS) evidencia a necessidade de estudos sobre a questão e o desenvolvimento de procedimentos para proteger e capacitar os indivíduos autistas, em todos os espaços de convivência social. Leia MaisFraternidade e Ecologia: Cuidando da Casa ComumComo a narrativa pode ressignificar a vida Quem perdoa é mais feliz?
Os primeiros capítulos do livro abordam questões conceituais substanciais para a compreensão do ser humano e seu comportamento e, a autora enfatiza a importância da percepção pelo ponto de vista da Gestalt Psychology.
Depois você encontrará abordagens específicas sobre o autismo e seus desdobramentos de forma a esclarecer inúmeros comportamentos autistas. Por fim, a autora conclui a obra descrevendo vários processos humanos, para exemplificar tudo o que foi abordado anteriormente.
Esta indicação, portanto, oferece uma visão enriquecedora sobre o autismo, com uma abordagem inovadora. Através de uma lente relacional e perceptiva, Vera Felicidade propõe novas formas de interação ajudando a abrir portas para a compreensão e acolhimento das pessoas autistas.
.:. Confira aqui mais um conteúdo sobre a temática do autismo
Uma mensagem especial de Natal para você
Jubileu da Esperança nos convida a renovar a fé e viver uma esperança ativa, mantendo a chama da confiança em Deus acesa no coração.
Depois do Jubileu, o que a Igreja vai celebrar?
O Jubileu da Esperança termina, as Portas Santas se fecharão, mas a missão da Igreja e dos fiéis continuam, sendo peregrinos da esperança.
Diferenças culturais: como aprender a compreender o outro?
O livro "Compreender o Outro" abre caminhos para a escuta, ao diálogo e à convivência entre culturas, ajudando a viver a fé e as relações no mundo atual.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.