Dom Dilmo Franco de Campos faleceu na tarde desta quinta-feira (1º) em decorrência de complicações provocadas por um ataque cardíaco fulminante. Ele tinha 52 anos de idade e estava em Anápolis (GO), auxiliando o bispo titular Dom João Wilk, desde fevereiro de 2020.
O velório e as cerimônias fúnebres estão sendo realizadas na Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa, em Anápolis. Celebrações ocorrem durante esta sexta-feira (2) e o corpo será trasladado para a Catedral Imaculada Conceição, em Formosa (GO). No sábado (3), será celebrada a Missa de corpo presente e logo em seguida ocorre o sepultamento.
A diocese local expressou a dor pela perda do bispo em suas redes sociais.
“Durante sua trajetória, Dom Dilmo desempenhou um papel crucial na condução dos trabalhos da Igreja particular de Anápolis, destacando-se por sua dedicação e serviço à comunidade. A Diocese de Anápolis expressa suas mais sinceras condolências e pede orações pela alma de Dom Dilmo, assim como por sua família e por todos que foram tocados por seu ministério”.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma nota de condolências ao dom João Wilk e aos familiares.
“Queremos expressar nossa unidade através da oração, ao caro irmão, aos familiares, amigos e a todo povo de Deus presente nessa Igreja Particular. Que Deus em sua infinita misericórdia faça brilhar para ele a luz divina. Agradecemos a Deus pela caminhada de Dom Dilmo cheia de frutos para a vida da Igreja, especialmente em espaços de formação de seminaristas, padres e religiosos, em Goiás, sobretudo nos Seminários Propedêutico Santa Cruz e Interdiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia.
Somos gratos também pelo seu pastoreio junto à Pastoral Familiar na diocese de Anápolis e no Regional Centro-Oeste da CNBB. Nossa oração nos consola com a certeza assegurada pelo próprio Cristo que, como expresso em seu lema episcopal, nos une em seu amor e nos assegura a vida eterna (Jo 6,40)”.
Biografia
Dilmo foi ordenado sacerdote em janeiro de 1998. Além de assumir paróquias em Goiás, fez o mestrado em Teologia moral na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e em 2005, fez uma experiência missionária na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Londres, na Inglaterra. Em outubro de 2018, assumiu a presidência do Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), do regional Centro-Oeste da CNBB.
No dia 27 de novembro de 2019, o Papa Francisco atendeu ao pedido de Dom João Wilk para poder contar com um Bispo Auxiliar no governo pastoral da Diocese de Anápolis, e então nomeou Dilmo Campos como bispo titular de Ita e auxiliar de Anápolis.
.:: Receba palavras de esperança em meio ao luto
Fonte: CNBB
Dogmas da Igreja: o Papa é infalível quando se pronuncia 'ex catedra'
Conheça os dogmas da Igreja que são afirmações de fé em relação ao Papa. Leia mais!
Por que celebramos a Exaltação da Santa Cruz com alegria?
Celebramos na Festa da Exaltação da Cruz a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Saiba mais!
"Ação Missionária Sem Fronteiras" reúne jovens de todo o Brasil em PE
O objetivo é incentivar o protagonismo missionário e fortalecer os laços entre os jovens de todo o país.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.