Na última quarta-feira, 30 de julho, a Arquidiocese de Fortaleza (CE) e os Franciscanos Capuchinhos se despediram de Dom frei Adalberto Paulo da Silva, OFMCap, que faleceu aos 96 anos por razão de uma parada cardiorrespiratória.
A nota oficial da Arquidiocese e da Ordem dos Frades Capuchinhos lamentaram a perda deste bispo que foi dedicado no anúncio do Evangelho e no cuidado aos mais humildes. Em solidariedade, a província de São Francisco das Chagas, do Ceará e do Piauí, a qual ele fez parte, celebraram missas em sufrágio da sua alma.
Nas redes sociais da Arquidiocese e da Província, foi feito o comunicado com grande pesar e gratidão:
“Na luz serena de uma vida plenamente ofertada a Deus, Dom Frei Adalberto Paulo da Silva, OFMCap, completou sua peregrinação terrestre com a dignidade de um pastor fiel, humilde e profundamente enraizado na espiritualidade franciscana.”
O velório de Dom Adalberto foi realizado a partir das 17h da quarta-feira, na Capela dos Estigmas, no Convento Sagrado Coração de Jesus, Cúria Provincial, em Fortaleza. A Missa Exequial ocorreu na quinta-feira (31/07), às 15h, seguida do sepultamento no Santuário Sagrado Coração de Jesus.
settings_cell Fique por dentro de todas as notícias do Portal A12 no canal do Whastapp
O bispo auxiliar emérito era natural do Maranhão, do distrito de Sambaíba, em Loreto. Nascido em 25 de janeiro de 1929, foi o segundo de uma família de quatro filhos. O seu desejo de entrar para a Ordem dos Capuchinhos surgiu quando se mudou, com sua família, para Carolina (MA).
Dom Adalberto, tinha outro nome de batismo: Abílio Paulo. Ele ingressou no Seminário em 1944 e foi ordenado sacerdote em 1956 na matriz de Carolina. Além disso, iniciou sua trajetória como professor e assistente no Seminário Seráfico de Messejana, tendo desempenhado diversas funções na Ordem dos Capuchinhos.
Em 1975, foi nomeado bispo da Diocese de Viana (MA), onde exerceu intenso trabalho pastoral por 20 anos, com destaque para a catequese e a formação do clero. Ordenou 23 padres e fundou a Casa de Formação da diocese em Belém (PA).
Em 1995, foi nomeado bispo-auxiliar de Fortaleza. Tornou-se Emérito em 2005 e viveu seus últimos anos no Convento dos Capuchinhos em Fortaleza, sendo presença fraterna, lúcida e bem-humorada.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma nota de pesar pelo falecimento de Dom Adalberto:
Nota de pesar pelo falecimento de Dom Adalberto Paulo da Silva A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Presidência, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Dom Adalberto Paulo da Silva, frei Capuchinho e bispo auxiliar emérito da arquidiocese de Fortaleza (CE). Dom Roberto destacou-se, segundo nota da arquidiocese de Fortaleza, pelo espírito franciscano de simplicidade e serviço, expresso em seu lema episcopal: “Veni Ministrare!” (Vim para servir). A CNBB se une em oração aos familiares, amigos, fiéis das igrejas particulares de Viana (MA) e Fortaleza (CE) e aos irmãos Franciscanos Capuchinhos e todos aqueles que conviveram com Dom Adalberto Paulo da Silva, rendendo graças a Deus por sua vida e ministério. Que o Senhor o receba em Sua misericórdia e lhe conceda o descanso eterno. Em comunhão e esperança na Ressurreição, Dom Jaime Cardeal Spengler Dom João Justino de Medeiros Silva Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa Dom Ricardo Hoepers |
add Conheça os bispos que vão estar na Novena da Padroeira 2025
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.