Notícias

Venerável Pe. Aloísio: vice-postulador fala sobre novo título de padre brasileiro

Pe. Aloisio Boeing foi declarado Venerável pelo Papa Francisco na última quarta-feira (23)

Escrito por Isabela Araujo

23 FEV 2023 - 15H10 (Atualizada em 24 FEV 2023 - 13H57)

Leia MaisBeatos e Veneráveis foram reconhecidos pela Igreja em 2022Em processo de beatificação desde 2013, o Servo de Deus padre Aloísio Boeing foi reconhecido como venerável nesta quinta-feira (23), em audiência no Vaticano.

Com a presença do prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro, o Papa Francisco reconheceu uma nova Beata e cinco novos Veneráveis, entre eles o brasileiro.

“Ele é lembrado por seu extenso apostolado, unido a grande caridade, e pelo alívio que ele levou a tantas pessoas carentes.” – Vatican News

Oficialização do decreto

O título de Venerável é um importante reconhecimento da Santa Sé pelas atitudes heroicas do padre Aloísio em vida, sendo uma etapa relevante e essencial nos processos de beatificação e canonização.

"É hora de intensificar a união e orações para que a espiritualidade do Venerável Servo de Deus alimente a vida espiritual do povo cristão, espelhado na figura deste bom padre e exemplar religioso. Pedir a intercessão do Venerável Servo, significa não apenas pedir para ele, mas sobretudo, rezar como e com ele, assumindo os sentimentos, as escolhas e o estilo de vida deste nosso irmão maior. Os santos sempre suscitam admiração, imitação e santificação", compartilhou o padre Léo Heck, vice-postulador, em documento sobre o decreto.

A promulgação do Decreto de Venerabilidade será no dia 17 de abril, às 15h (horário de Brasília), na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul (SC).

Reprodução/ Instituto Padre Aloísio
Reprodução/ Instituto Padre Aloísio
Padre Aloísio Sebastião junto das irmãs da Comunidade da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus.


Aloísio Sebastião Boeing

Nascido no dia 24 de dezembro de 1913, Aloísio cresceu em uma família católica alemã que orava todo o dia o santo terço, além de participar ativamente da Missa.

Inspirado pela família que seguia os passos de Cristo, Aloísio decidiu, aos doze anos de idade, seguir o sacerdócio.

Ordenado sacerdote em dezembro de 1940, padre Aloísio viveu e se dedicou à pastoral, sempre evidenciando sua caridade e humildade perante seus semelhantes. Vale ainda destacar a devoção do padre à Virgem Maria, tendo inclusive nomeado seu Noviciado como Nossa Senhora de Fátima.

“Desde o início de sua vida sacerdotal, passou também a ser procurado pelo povo para aconselhamentos espirituais, até o fim de sua vida. Este foi o maior dom que Deus lhe deu e que desenvolveu ao longo de sua vida. Dia e noite, em todas as horas, era procurado em sua casa ou por telefone, para orientação espiritual, aconselhamento familiar e bênção da saúde. Nunca deixou de atender ninguém. No fim de sua vida, muitas vezes, doente, de cama, atendia, deitado, aos casos mais urgentes. (...) Pode-se dizer que Padre Aloísio passou sua vida religiosa, a exemplo de tantos cristãos, fazendo o bem. – Instituto Padre Aloísio.

Pe. Aloísio pertencia à Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), tendo sido também fundador da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, em Jaraguá do Sul (SC), tinha a intenção de ver mulheres unidas em vivência do Evangelho.

Com início em agosto de 1974, a fraternidade iniciou com quatro jovens, professoras e estudantes. Atualmente, de acordo com o Instituto, ela conta com 13 membros Consagrados de Vida Comunitária, 5 membros Leigos Consagrados nas Famílias e 70 Leigos e Leigas unidos à Fraternidade sem laços de Consagração

“O desejo do Padre Aloísio era a vida contemplativa, com um toque especial na adoração reparadora. Como sabemos, a Eucaristia, o Coração de Jesus, Maria e a Cruz foram os quatro pontos cardeais de sua espiritualidade, que o tornou tão humano, tão eclesial, tão fraterno e tão santificado. Sua espiritualidade frutificou em humanismo, misericórdia, compaixão. Seus principais amores: os pecadores, os aflitos, os pobres e os sacerdotes. A Comunidade Mariana do Coração de Jesus, forte na contemplação, está designada a ser o Cireneu, a Verônica destes amores [1].” – Dom Orlando Brandes, quando ainda era bispo diocesano de Joinville, na ocasião do falecimento do padre Aloísio (2006)

Aos 92 anos, no dia 17 de abril de 2006, padre Aloísio foi de encontro aos braços do Pai. Antes desse momento, compreendendo a proximidade de sua partida, deixou os dizeres “Vocês me encontrarão na Eucaristia”.

:: Veja mais sobre a vida, os ensinamentos e o exemplo do Venerável  padre Aloísio Sebastião Boeing

Reprodução/ Instituto Padre Aloísio
Reprodução/ Instituto Padre Aloísio
Espaço Padre Aloísio, localizado em Jaraguá do Sul (SC)


Espaço Padre Aloísio

Localizado em Jaraguá do Sul (SC), o espaço foi inaugurado em 17 de julho de 2022. Ele é uma verdadeira imersão na fé e na vida terrena do Venerável padre Aloísio Boeing.

Definido como local de peregrinação, fé e oração pelo Instituto, compreende o túmulo reformado do padre, velário, local dos ex-votos, capela e placas de agradecimento. Também conta com memorial que conta a sua vida e expõe objetos significativos que o pertenciam.

No local, também é possível visitar a casa em que o padre residia, o que permite uma verdadeira imersão espiritual no espaço.

Reprodução/ Instituto Padre Aloísio
Reprodução/ Instituto Padre Aloísio
Espaço Padre Aloísio é um local de peregrinação, fé e oração


Audiência no Vaticano

Além do padre Aloísio, outros quatro Servos de Deus se tornam Veneráveis, sendo eles: Giuseppe di Sant'Elpidio, Maria Margherita Lussana, Francisca Ana María Alcover Morell e Albertina Violi Zirondoli.

Elisabetta Martinez, fundadora da Congregação das Filhas de Santa Maria de Leuca, será nomeada beata.

Fonte: Instituto Padre Aloísio e Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...