Igreja

Beatos e Veneráveis foram reconhecidos pela Igreja em 2022

Mulheres e homens nascidos no Brasil tiveram suas virtudes e milagres comprovados pelo Vaticano no ano passado

Escrito por Alberto Andrade

03 JAN 2023 - 13H47 (Atualizada em 03 JAN 2023 - 17H16)

“O Brasil precisa de santos; o Brasil precisa de muitos santos! A santidade é a prova mais clara, mais convincente da vitalidade da Igreja em todos os tempos e em todos os lugares!”


A frase foi dita por São João Paulo II, em Florianópolis em outubro de 1991, durante a beatificação de Madre Paulina, que em 2002 foi canonizada como primeira Santa que viveu em nosso país. Devemos sempre, a cada dia e momento lembrar que o nosso destino é viver eternamente, e que este mundo é passageiro.

Leia MaisVaticano organiza congresso sobre santidade e canonizaçõesSantidade em família: a história de santos irmãosEm 2022, brasileiras e brasileiros tiveram suas virtudes reconhecidas pela Congregação para as Causas dos Santos, e receberam o título de Servo de Deus, de Venerável, ou seja, digno de veneração após a investigação da vida e também os que foram considerados como beatos, a partir de um milagre comprovado ou de seu martírio, e também de pessoas que tiveram avanços em seus processos para a canonização.

Saiba quem foram esses homens e mulheres que futuramente terão seus nomes gravados na lista oficial de Santos e Santas da Igreja Católica, mas que já podemos pedir sua intercessão junto a Cristo


Reprodução Facebook
Reprodução Facebook

Padre Cícero Romão

Conhecido como "Padim Ciço" , no dia 30 de novembro de 2022 ele teve seu processo de beatificação oficialmente aberto.

"Agora é hora, digamos, de recompor a sua biografia a partir das fontes para encontrar toda e qualquer afirmação que comprove as suas virtudes e que ele as tenha vivido em grau heroico", explica o vice-postulador, Padre Wesley Barros.

O sacerdote desenvolveu intenso trabalho pastoral com pregação, conselhos e visitas domiciliares. Dessa maneira, rapidamente ganhou a simpatia dos habitantes, passando a exercer grande liderança na comunidade.

Nesta página especial do A12, você pode conhecer mais sobre o Padre Cícero e sua fama de santidade. 

Divulgação
Divulgação


Beata Benigna Cardoso

Em 24 de outubro de 2022, foi beatificada a menina cearense de Santana do Cariri, que em 1941 lutou com a vida para não ser abusada sexualmente e se tornou a "Heroína da Castidade". Com a oficialização junto ao Vaticano, Benigna se tornou a primeira beata do Ceará e a quarta mártir do Brasil.

Mais de 80 anos depois, o martírio de Benigna ainda movimenta intensamente os católicos na região do Cariri. A cidade da mártir espera uma quantidade de visitantes cinco vezes maior que o tamanho da população local a cada outubro, quando são realizadas as romarias em homenagem à menina.


Arquidiocese de Mariana
Arquidiocese de Mariana

Beata Isabel Cristina

Outra mártir da pureza que teve suas virtudes reconhecidas pela Santa Sé, de forma oficial no dia 10 de dezembro de 2022, em Barbacena (MG). A celebração que oficializou Isabel como beata foi realizada por Dom Raymundo Damasceno Assis.

“Isabel Cristina Mrad Campos, fiel leiga, mártir, alegre testemunha da caridade evangélica para com os enfermos. À qual, por amor de Cristo, defendeu sua virgindade e dignidade, seja invocada, de agora em diante, como o nome de beata e possa ser celebrada no dia 1º de setembro, dia que ela nasceu para o céu”, trecho da carta do Papa Francisco, lida pelo Arcebispo emérito de Aparecida.

Quando tinha 20 anos de idade, e estudava em Juíz de Fora (MG), resistiu bravamente a uma tentativa de abuso e foi morta sem piedade com 15 facadas. Foi um crime cruel, com grande repercussão, e que abalou muito a família e todos os que souberam do caso. Ela morreu defendendo sua dignidade e os valores da castidade. No contexto atual, Isabel foi vítima de um feminicídio.



Venerável Padre Vítor de Coelho de Almeida

O Apóstolo de Aparecida, em 5 de agosto de 2022, quando completaria 99 anos como sacerdote, o Servo de Deus foi declarado como Venerável. O decreto com o título foi assinado durante uma audiência concedida ao prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro.

Padre Vítor, que faleceu aos 87 anos, ficou conhecido no meio radiofônico através do programa “Os ponteiros apontam para o infinito” e por tornar popular a Consagração a Nossa Senhora Aparecida, rezada até hoje ao final de cada missa no Santuário Nacional e Basílica Histórica. O processo de Beatificação está em Roma, e necessita, agora, de dois decretos para ser concluído.

E o portal A12 também disponibiliza uma página dedicada ao Apóstolo de Aparecida, que tanto doou sua vida e seu ministério para propagar a devoção a Mãe Aparecida.




Dom Helder Câmara

No feriado de 15 de novembro de 2022, ao fim do importante 18º Congresso Eucarístico Nacional, Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife comunicou que foi validada a fase diocesana do processo para a beatificação de Dom Hélder, instrumento de Deus para a criação da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), falecido aos 90 anos em agosto de 1999. 

“Comunico que foi emitido hoje, em Roma, o Decreto de Validade Jurídica do Processo de Dom Helder Câmara, reconhecendo que todos os atos e toda documentação feitos na Arquidiocese foram aprovados pelo Dicastério das Causas dos Santos. Doravante, solicitaremos a nomeação de um Relator e iniciaremos a elaboração da Positio, que será, posteriormente, analisada pelas comissões de historiadores, teólogos, bispos e cardeais, a fim de que deem seus pareceres. Com a aprovação destas comissões, o Papa poderá declará-lo ‘Venerável’”, disse Dom Fernando.

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal


Franz de Castro

Em 17 de dezembro, o Papa Francisco decretou que reconhece a “oferta de vida” do Servo de Deus, que em fevereiro de 1981 foi morto após trocar de lugar com um policial militar e ficar como refém durante uma rebelião na penitenciária de Jacareí (SP).

Esse reconhecimento de doação da própria vida ajuda a avançar a causa de beatificação do Servo de Deus, pois se pode dispensar a comprovação de um milagre por sua intercessão.

Seu ato de coragem ao se oferecer como refém, fez jus a sua vida de dedicação a ajudar os necessitados, ao fundar a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) e se tornou o vice-presidente da entidade.


Apostolado Padre Luso / Reprodução Instagram
Apostolado Padre Luso / Reprodução Instagram

Padre Luso Matos

Próximo ao Natal, no dia 23 de dezembro, a Santa Sé autorizou processo de beatificação do sacerdote maranhense que realizou o seu ministério na Diocese de Porto Nacional, no Tocantins.

O próximo passo neste processo, é nomear os membros do Tribunal Diocesano para a causa de padre Luso e analisar as virtudes e milagres por intercessão do Servo de Deus. Padre Luso era conhecido por suas virtudes e se dedicou ao trabalho pastoral, visitando os doentes. E onde ele passava levava com ele a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que segue conservada até hoje na capela São Judas Tadeu, construída por ele nos anos 1960, no bairro Setor Cruzeiro do Sul, em Porto Nacional (TO). Padre Luso morreu de pneumonia aos 81 anos, no dia 3 de agosto de 1987, e foi sepultado na capela são Judas Tadeu.


Padre Rodrigo Arnoso fala sobre os processos de santidade


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...