A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio dos bispos que compõem o Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), anunciam o tema e lema da Campanha da Fraternidade (CF) 2025. Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), o objetivo é chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos.
Leia Mais"Psicoecoafetividade": Por uma Ecologia integralEcologia e teologiaTragédias ambientais exigem olhar renovado da “ecologia integral” de FranciscoAs motivações dos bispos também colocam luz em datas importantes celebradas pela Igreja em 2025: os 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; os 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’; a recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; os 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e a realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia.
A Ecologia é a questão mais tratada pelas CF’s ao longo destes 61 anos de existência. Portanto, neste ano, a Campanha da Fraternidade aborda outra vez a temática ambiental, com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (Objetivo Geral da CF 2025).
Foram 8 vezes que, de alguma forma, as campanhas abordaram essa temática. Começou na CF 1979, “Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos”:
Na CF 1986, “Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos”;
Na CF 2002, “Fraternidade e povos indígenas: Por uma terra sem males”;
Na CF 2004, “Fraternidade e água: Água, fonte de vida”;
Na CF 2007, “Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão”;
Na CF 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta: 'A Criação geme em dores de parto'” (Rm 8,22);
Na CF 2016, “Casa comum, nossa responsabilidade: 'Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca'” (Am 5,17)
Na CF 2017, “Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida: 'Cultivar e guardar a Criação'” (Gn 2,15).
A Ecologia reaparece no conjunto das CF’s de uma forma nova, como Ecologia Integral, conceito tão caro ao Papa Francisco e que é tão importante no seu projeto de um Novo Humanismo Integral e Solidário, para o qual são bases a Amizade Social, tratada na CF 2024, a Educação, tratada na CF 2022 e no Pacto Educativo Global, o Diálogo, tratado na CF 2021 e a misericórdia ou Compaixão, tratada na CF 2020.
“Para nós, a Ecologia Integral é também espiritual. Professamos com alegria e gratidão que Deus criou tudo com seu olhar amoroso. Todos os elementos materiais são bons, se orientados para a salvação dos seres humanos e de todas as criaturas. Assim, “Deus viu que tudo era muito bom!” (Gn 1,31)”, afirma a CNBB.
Como adquirir os materiais da CF 2025
Todos os materiais da CF 2025 estão disponíveis para venda no site das Edições CNBB: Campanha da Fraternidade 2025 – Edições CNBB.
Angelus: Papa reflete sobre conhecer Jesus verdadeiramente
No Angelus deste domingo, papa Francisco reflete sobre cultivar o verdadeiro encontro com Jesus, e deixar-se transformar por Ele.
É necessário reconhecer e seguir Jesus com atitudes!
Jesus é o Messias, salvador e libertador enviado ao mundo por Deus Pai para anunciar a humanidade o caminho da salvação.
Dogmas da Igreja: o Papa é infalível quando se pronuncia 'ex catedra'
Conheça os dogmas da Igreja que são afirmações de fé em relação ao Papa. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.