Leia MaisConheça o trabalho das bordadeiras na Casa do Pequeno do Santuário Nacional Construindo Gente: Casa do Pequeno
A Casa do Pequeno é uma Obra Social do Santuário Nacional Aparecida, mantida graças a todos que contribuem com a Família dos Devotos.
A instituição oferece mais de 12 oficinas para os usuários, com o objetivo de promover a infância, adolescência e a família, de forma que essas pessoas levem os valores cristãos, familiares e socioculturais em suas ações em sociedade.
A entidade segue como princípio os quatro pilares básicos da Educação, propostos pela UNESCO: Aprender a Ser, Aprender a Fazer, Aprender a Conhecer e Aprender a se relacionar.
Vale ressaltar que além das oficinas, como dança, capoeira, manicure, cabeleireiro, pintura em tecido e comunicação, a Casa também proporciona eventos e celebra datas comemorativas, como carnaval, festa junina, semana vocacional, gincana de férias e gincana bíblica, entre outras datas e ações.
Para Marcelina Ferraz, fonoaudióloga da Casa, a entidade faz parte de sua vida. Durante seus anos de colaboração lá, o que não faltam são boas histórias, experiências e conexões.
“É muito gostoso você acompanhar a história do adolescente, você perceber que ele entrou de uma maneira e, através de todo o funcionamento da Casa, das oficinas, do momento de espiritualidade que a gente tem, da alimentação, do cuidado, do carinho de toda a equipe com eles, ele sai daqui transformado”, conta Marcelina, relembrando casos em que os antigos participantes compartilharam sobre a diferença que a Casa do Pequeno fez em suas vidas.
Marcelina compartilha que saber que o seu trabalho com a linguagem e a sua escuta acarretam transformação da vida daquelas crianças e jovens é muito gratificante. Ela conta a história de um pré-adolescente que atendeu na Casa, o qual tinha muita dificuldade na fala, por trocar praticamente todos os fonemas, e relembra como o trabalho feito impactou ambas as vidas.
“Eu comecei a falar com ele e ele me falou do bullying que sofria escola, na rua, dos colegas, e nós começamos a estimulação fonoaudiológica. A primeira vez que ele conseguiu falar, ele começou a chorar. Ele chorava desesperadamente e falava para mim: ‘nunca mais ninguém vai fazer bullying comigo’. E aí eu pedi para a assistente social ficar um pouquinho na sala e fui ao banheiro, porque eu também não consegui conter as minhas emoções”, relembra a fonoaudióloga.
A Casa do Pequeno também conta com uma formação conduzida pela assistente social, psicóloga e fonoaudióloga, em que elas convidam os jovens que estão na Casa para aprender, preparar e discutir sobre questões da vida, que também ajudam na preparação para as oportunidades de emprego. Os jovens que se destacam na formação são indicados para serem Jovens Aprendizes no Santuário.
São 34 anos de histórias, emoções, transformações, aprendizados, trocas, conhecimentos e muito amor, tanto de quem colabora com a Casa, quanto de quem estuda nela.
Relembre o vídeo que o Portal A12 fez pelos 32 anos da Casa do Pequeno:
Interior da Bahia terá sua primeira basílica elevada em janeiro
Confira detalhes da elevação da paróquia a Basílica Menor
Fragilidade: o caminho para o crescimento pessoal
"Pequeno tratado sobre a fragilidade" é um convite à reflexão de nossas vidas e a prática da empatia.
Dogmas da Igreja: O Céu
O céu é o estado de plena comunhão com Deus, onde os justos vivem a glória divina em unidade com Ele.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.