Notícias

Católicos na Irlanda fazem Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida

Comunidade “Católicos em Dublin” é engajada desde 2009 e promovem atividades pastorais

Escrito por Beatriz Nery

16 OUT 2023 - 14H10 (Atualizada em 16 OUT 2023 - 16H39)

Em Outubro é celebrada a Festa da Padroeira do Brasil, e os brasileiros católicos que vivem no exterior também prestam homenagens, como podem, à Mãe Aparecida

Em Dublin, capital da Irlanda, a comunidade “Católicos em Dublin” realizou a Novena e Festa a Nossa Senhora Aparecida com a presença de brasileiros.


A Novena e Festa em honra a Nossa Senhora Aparecida foi realizada de 6 a 14 de outubro na Igreja Santa Maria dos Anjos (St. Mary of the Angels), local que abriga a comunidade brasileira há cerca de 13 anos, liderada pelo frei capuchinho Severino Pinheiro, que se dedica em período integral ao serviço pastoral dos brasileiros.

Reprodução/Católicos em Dublin
Reprodução/Católicos em Dublin
Luis Marcelo em igreja em Dublin

Luis Marcelo de Oliveira é nascido em Aparecida (SP), mora em Dublin desde setembro de 2022 e diz que é um privilégio acompanhar a Novena da Padroeira, mesmo do outro lado do mundo.

“Se jogar para o desconhecido, tão longe do Brasil e da família, é um desafio enorme com acomodação, trabalho, língua, etc. Mas mesmo diante tudo isso, sempre tive a certeza que Deus e Nossa Senhora estariam comigo, e assim foi, Maria passou na frente, me proporcionando ótimas oportunidades de casas, trabalhos e pessoas maravilhosas”.

Dublin possui um número bastante significativo de brasileiros, estudantes e residentes. Também é bastante conhecida pela sua história no Catolicismo, tendo inúmeras igrejas, inclusive com relíquias e inúmeras obras sacras. O país tem como padroeiro São Patrício, celebrado dia 17 de março.

Luis descobriu o grupo “Católicos em Dublin” poucas semanas depois de se mudar para a Irlanda.

“Fui no primeiro domingo que consegui. No meio da missa, que era na intenção de São José no dia, reparo que literalmente ao meu lado, na altura da minha cabeça, tinha uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. No momento me deu um sentimento tão forte e indescritível, mas ao mesmo tempo me senti seguro e grato por ela estar ao meu lado mesmo de tão longe, e vi que ela estará comigo em qualquer desafio que eu encontrar”.

Conforto brasileiro por meio da Igreja

A comunidade, que teve início em 2009, tem por missão prestar serviço religioso a brasileiros residentes na Irlanda, em sua maioria jovens intercambistas, sobretudo em Dublin. 

Os “Católicos em Dublin” são ativos nas redes sociais, com transmissões de missa on-line e atividades como cafés teológicos, reflexões do Evangelho e outras atividades pastorais; contam também com um site em português com a programação da paróquia no presencial e no digital.

:: Relembre as festividades em Aparecida para a Padroeira do Brasil!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...