Notícias

CNBB dá orientações sobre a etapa continental do Sínodo dos Bispos

Reunião geral organizado pelo Papa analisa a realidade da Igreja à luz das Sagradas Escrituras para discernir os caminhos a seguir

Escrito por Redação A12

13 DEZ 2022 - 11H22 (Atualizada em 13 DEZ 2022 - 11H47)

Vatican Media

O Papa Francisco prorrogou para 2024 o grande encontro dos bispos do mundo inteiro sobre a sinodalidade, que terá como tema "Para uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão", e esta celebração é realizada em etapas.

Leia MaisNova fase do Sínodo promove o encontro, a escuta e o diálogoO Sínodo dos Bispos à luz do Primado do PapaO Sínodo não terminou: série documental é lançada pela Verbo filmes e Repam Neste sínodo, o Santo Padre quer ouvir a todos,. Por isso, neste momento acontece a “Escuta do Povo de Deus”, à qual segue uma fase continental, onde serão ouvidas pessoas que, costumeiramente, ficam de fora: os que estão “à margem”.

E ainda: a escuta não deve se restringir somente aos membros da Igreja. O Papa quer ouvir pessoas ligadas a organizações públicas, pessoas de outras igrejas e inclusive de outras religiões.

Para realizar este trabalho, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem uma equipe de animação que preparou um material em vídeo com orientações gerais para essas escutas nas paróquias, até março de 2023.

Na fase diocesana, 260 resumos foram recebidos e enviados para a Secretaria Geral do Sínodo.

“A participação expressiva e a adesão entusiasmada ao processo sinodal testemunham a disposição da Igreja em falar e ouvir, especialmente à escuta do que o Espírito diz às Igrejas (Ap 2,29). O processo sinodal, porém, não se encerrou", reforçou o comunicado da Equipe Nacional.

CNBB
CNBB


Escuta na fase continental

O bispo e a equipe sinodal de cada Diocese vão ler o Documento de Trabalho para a Etapa Continental (DEC) e tem com como inspiração a exortação de Isaías: “Alarga o espaço da tua tenda!” (Is 54,2). Cada diocese poderá discernir a viabilidade ou não de convidar outras pessoas para participar desta etapa.

Os passos serão os seguintes:

As reflexões do grupo a respeito de cada questão devem ser registradas no formulário eletrônico preparado pela Equipe Nacional de Animação do Sínodo, que será enviado às dioceses. O prazo é o dia 17 de fevereiro de 2023.

A Equipe Nacional de Animação do Sínodo fará um novo trabalho de síntese das contribuições recebidas, que será levado para a etapa continental. Essa etapa, que reunirá as Conferências Episcopais do Cone Sul, acontecerá em Brasília (DF), entre os dias 6 e 10 de março de 2023.

Assista ao vídeo produzido pela equipe organizadora do Sínodo 2021-2024


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...