Um ano depois de sua abertura, o Sínodo sobre a Sinodalidade entra na fase continental, com a publicação do documento de trabalho realizado pelo Papa Francisco no dia 27 de outubro.
Leia MaisO Sínodo dos Bispos à luz do Primado do PapaSínodo sobre a Sinodalidade: um desafio para todos e para todas!A primeira fase foi a diocesana, quando a Secretaria Geral do Sínodo recolheu a ajuda de 112 conferências episcopais, de 15 Igrejas Orientais Católicas, de 17 dicastérios da Cúria Romana e também de tantos movimentos, associações, pessoas singulares e grupos.
Os resumos recebidos contribuíram muito para a Santa Sé fazer uma leitura do caminho realizado e das reflexões produzidas.
O texto apresentado permite fazer ecoar a voz do povo de Deus, mostrando a riqueza experiência que as diversas Igrejas realizaram, pondo-se a caminho e abrindo-se à diversidade das vozes que tomaram a Palavra.
“O sentido do caminho sinodal é permitir este encontro e este diálogo, cuja finalidade não é produzir documentos, mas abrir horizontes de esperança para o cumprimento da missão da Igreja”, refere o texto.
Aumentar o espaço na Tenda
A fase continental do Sínodo tem como inspiração uma frase do profeta Isaías que leva a pensar a Igreja como uma tenda.
“Alarga o espaço da tua tenda, estende sem medo as lonas que te abrigam, e estica as tuas cordas, fixa bem as tuas estacas” (Is 54,2).
Nesta nova fase é lançado o desafio de ser alargado o espaço da tenda, ou seja, do caminho da Igreja, abrindo-a ao acolhimento dos outros. “Alargar a tenda exige acolher outros no seu interior, dando espaço à sua diversidade”, aponta o texto agora publicado.
A partir da Palavra de Deus como base, o Sínodo propõe que a Igreja possa incluir a todos com uma hospitalidade segundo os ensinamentos de Jesus, sendo esse o centro do processo sinodal.

Escutar o povo de Deus
O documento de trabalho para a fase continental do Sínodo apela a uma opção pelos jovens, à defesa da vida e a “estruturas e modalidades de acompanhamento apropriadas às pessoas com deficiência”, bem como solicitam “novos modos para acolher o seu contributo e promover a sua participação”.
Também está presente neste texto agora publicado um apelo à inclusão dos “exilados da Igreja”, como por exemplo “muitas mulheres e jovens que não sentem reconhecidos os próprios dons e as suas capacidades”.
Nesta etapa um novo documento será enviado para as dioceses para que seja realizado um caminho de diálogo para discernir questões, prioridades e apelos à ação.
Cada Conferência Episcopal recolhe as análises e fazem um novo resumo que será partilhado na Assembleia Continental nos meses de janeiro a março de 2023. Em outubro, em Roma, será a primeira sessão do Sínodo.
Pe. Patriky Batista explica o significado da sinodalidade
Fonte: Vatican News
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.